Prefeitura intervém em casa de repouso após morte de idosos por Covid-19

Um dos casos de óbito pelo novo coronavírus em Itu teve como vítima um senhor de 65 anos, que era interno de uma das clínicas de longa permanência (casa de repouso) existentes no município de Itu.

A morte, ocorrida no domingo (03), motivou uma vistoria da Prefeitura, seguida de intervenção, logo na segunda-feira (04). A Secretaria Municipal de Saúde enviou equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária ao local, tomando todas as providências cabíveis diante do ocorrido.

Segundo a Prefeitura, até a data desta quarta (06), foram registrados na referida unidade particular mais dois óbitos de idosos. Um deles foi o de uma mulher de 67 anos, com comorbidades, que faleceu no domingo (04) e o resultado positivo para Covid-19 saiu na noite de ontem (05). Já o terceiro óbito, que permanece como suspeito (sem confirmação em exame), se deu na manhã desta quarta. A vítima é uma mulher de 93 anos.

Além disso, a mesma clínica já contabiliza quatro pessoas comprovadamente doentes com a Covid-19: dois funcionários (que estão em isolamento domiciliar), um idoso que está no Hospital de Campanha e o outro na UTI. As identidades dos três casos fatais, assim como o endereço do estabelecimento, não foram divulgadas por questões de sigilo médico.

Fora esses casos confirmados, a intervenção das autoridades municipais de Saúde constatou no referido local a suspeita da doença em mais três funcionários e em 14 internos. Dentre esse grupo de idosos, dois estão sob os cuidados do Hospital de Campanha aguardando os resultados dos exames e os outros 12 pacientes estão realizando avaliação médica complementar e tomografia para encaminhamento até uma unidade hospitalar.

Após a vistoria, a Prefeitura exigiu que todas as famílias de pessoas assistidas pela clínica particular fossem comunicadas sobre os casos de coronavírus no local, bem como que fosse realizada a testagem de Covid-19 de todos os funcionários e demais internados. Os exames foram realizados sem custos aos cofres públicos e os resultados ainda estão sendo aguardados.

Todas as clínicas de longa permanência do município de Itu, inclusive esta, já haviam sido visitadas pela Vigilância no início da pandemia, quando foram informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao coronavírus. No entanto, a Covid-19 é uma doença de alta e rápida transmissibilidade, podendo ser passada inclusive por indivíduos assintomáticos.

Boletim
No último boletim divulgado, a Secretaria Municipal de Saúde informa que Itu conta com 26 casos confirmados, 137 casos descartados (exames negativos) e 28 aguardando resultados (três internados e seis em UTI). Até o momento, 13 casos de cura foram comunicados. A cidade atinge o número de cinco mortes e um óbito por suspeita de coronavírus.

3 comentários em “Prefeitura intervém em casa de repouso após morte de idosos por Covid-19

  • 07/05/2020 em 13:59
    Permalink

    E AINDA TEMOS OS INCONSEQUENTES E IRRESPONSÁVEIS CIDADÃOS QUE CONTINUAM FAZENDO FESTAS E CHURRASCOS EM SUAS CASAS COM UMA ENORME QUANTIDADE DE PESSOAS! A IGNORÂNCIA ALHEIA AFETA A TODOS!

  • 07/05/2020 em 15:16
    Permalink

    Qual o nome dessa clínica de repouso?
    Se não divulgam todas as outras que estão em conformidade ficam também suspeitas.

  • 10/05/2020 em 18:15
    Permalink

    Isso já estava previsto nesta clinica ,”CASA BEM ESTAR ” ITU .Pois o local não é adquado para manter os idosos.
    Eles dão banho e lavam cabeça dos idosos e colocam os mesmos na parte externa da clínica onde é muito frio e isso é apenas o mais leve que colocarei aqui.

Os comentários estão desativados.