Prefeitura lança plataformas ItuGeo e Itu Digital

Secretário de Obras Eduardo Alves e a diretora Ana Paula Quinteiro explicaram o funcionamento do Itu Digital (Foto: André Roedel)

Buscando facilitar os processos, bem como possibilitar mais agilidade no planejamento e tramitações dos mesmos, foram apresentadas na última segunda-feira (30/05) duas plataformas digitais que atendem essas demandas: o ItuGeo e o Itu Digital.

“Desde que entramos na Prefeitura, trabalhamos para terminar com os papéis e digitalizar todos os processos. Isso traz mais segurança, clareza e permite acesso as informações de forma mais inteligente”, enfatizou o prefeito Guilherme Gazzola (PL) durante o evento de lançamento, realizado no auditório do Paço Municipal e que contou com a presença de diversas autoridades.

O ItuGeo é um sistema de ferramentas geográficas com os mapas da cidade, equipamentos públicos, estradas municipais, imóveis tombados e outras informações municipais, que além de ser utilizado para produção, manutenção, análise e divulgação de informações mapeadas, busca auxiliar no licenciamento, planejamento, implementação de gestão de políticas públicas. O secretário de Planejamento, José Roberto Fernandes Barreira, destacou que o mapeamento feito na cidade tem qualidade de imagem superior ao Google e a plataforma é um grande ganho para cidade.

Já com o novo portal Itu Digital não será necessário a visita presencial à Prefeitura para abrir solicitações de aprovação de novos projetos, aprovação de ampliação, reformas, demolição e regularização desde o início da obra até emissão do Habite-se para prédios residenciais, comerciais e industriais.

A digitalização deste processo permite que os prazos para análises e aprovações sejam ainda mais rápidos, uma vez que todas as informações estarão disponíveis na plataforma. “É um momento ímpar, conseguir colocar este programa para rodar. Temos um compromisso com a cidade e estamos cumprindo”, declarou o secretário de Obras, Eduardo Alves.

Segundo a Prefeitura, a coleta e digitalização de dados, necessárias para o Itu Digital, foi possibilitada com o Cartão Cidadão. Por meio dele, houve a simplificação da conversa entre todas as matrizes, realizando o cruzamento de dados e atualização cadastral.

O JP esteve presente na apresentação e conversou com os secretários de Obras e Planejamento. Barreira disse que o ItuGeo representa um grande ganho para a cidade, que entra para o rol de 20% dos municípios paulistas a ter tal recurso. Já Eduardo Alves destaca a desburocratização de processos, que ganharão agilidade, além da questão ambiental, já que haverá redução da utilização de papel – e gerando economia aos cofres.

O secretário de Obras também destaca a parceria com as entidades organizadas, como a Associação de Engenheiros e Arquitetos. Segundo ele, esse movimento pela digitalização dos processos é antigo, mas que os demais governos não deram andamento. “A participação deles [associação] foi determinante para gente chegar onde chegou”.

O secretário de Planejamento, por sua vez, destaca a preocupação com a proteção de dados. “A gente conversou com a parte jurídica da Prefeitura. Tudo é muito ‘fechado’. Só você, cadastrado com o seu Cartão Cidadão, vai poder ter os dados da sua casa ou a imagem da sua casa”, afirma Barreira.

As novas ferramentas digitais são colaborativas, ou seja, permitem a participação dos munícipes em seus aprimoramentos e atualizações. Confira os links de acesso do ItuGeo (https://itugeo.sp.gov.br/geopixelcidades-itu/login.html) e do Itu Digital (https://cidadao.itudigital.sp.gov.br/entrar/validar).