Prefeitura pressiona e concessionárias iniciam a renovação da frota de ônibus

Com os diretores das concessionárias, prefeito Gazzola conhece novos ônibus/ Foto: Moura Nápoli

Após exigências do Executivo ituano e conforme antecipado pelo Periscópio na edição do último dia 25 de agosto, na tarde de segunda-feira (03) foram entregues sete dos 14 ônibus que farão parte do processo de renovação da frota do transporte público.

A entrega ocorreu na Prefeitura e estiveram presentes o prefeito Guilherme Gazzola (PTB), o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Hércules Domingues, e representantes das Viações Itu e Avante.

Os veículos passam a circular a partir de hoje (05). São veículos seminovos, sendo dois para atender a Linha 07 – Potiguara, dois para a Linha 08 – Aeroporto, dois para a Linha 47 – Extra Hipermercados e um para a Linha 75 – Terminal. Na próxima semana, outros sete veículos serão entregues.

O Executivo exigiu a renovação da frota, que tinha veículos defasados em operação, para garantir mais segurança aos passageiros e funcionários das concessionárias de transporte público na cidade, além de entender que os carros devem ter conservação adequada para maior conforto dos que deles necessitam.

Atualmente, as médias diárias de passageiros transportados pelas Linhas 07, 08, 47 e 75 são de, respectivamente 2,4 mil, 3,9 mil, 1,8 mil e 7,8 mil. Desse total, os novos carros devem transportar uma média/dia de 800 passageiros (Linha 07), 1,3 mil (Linha 08), 700 (Linha 47) e 1,2 mil (Linha 75).

Na oportunidade da entrega, a reportagem do Periscópio falou com Jurandyr Scavariello Júnior e Marcos Assunção, diretor operacional do Grupo Belarmino e gerente da garagem de Itu, respectivamente. Jurandyr disse que “são 14 veículos seminovos, 2014, com ar condicionado, 38 passageiros sentados e 36 em pé, todos com acesso a cadeirantes”.

Já o prefeito Guilherme Gazzola afirmou que “não são apenas 14 veículos”. “Na verdade exigimos o cumprimento de uma concessão. Nossa obrigação era fazer essa cobrança. Esse é o começo do resultado. Ainda falta muito, mas é um bom começo”. O prefeito enfatizou também que “foi dado o pontapé inicial, vão ter de cumprir o contrato, trocar a frota inteira. É isso, ou não nos interessa continuar dessa maneira”.

Confira como fica a quantidade de veículos das linhas citadas com essa primeira parte da renovação da frota:

Linha 07 – Potiguara: Dos seis carros que circulam, dois serão substituídos

Linha 08 – Aeroporto: Dos cinco carros que circulam, dois serão substituídos

Linha 47 – Extra: Dos cinco carros que circulam, dois serão substituídos

Linha 75 – Terminal: Dos treze carros que circulam, um será substituído