Prefeitura recomenda máscaras contra Covid em ambientes fechados

Os casos de Covid-19 voltam a preocupar. Nesta semana, uma escola estadual de Itu chegou a suspender as aulas presenciais por conta do alto número de contaminados pela doença causada pelo novo coronavírus. Na esfera estadual, o Comitê Científico de São Paulo voltou a recomendar uso de máscaras em locais fechados. Ao JP, a Prefeitura afirmou que segue a recomendação.

A administração municipal parou de emitir o Boletim do Coronavírus no dia 2 de maio. Desde a data até 1º de junho, foram confirmados 871 casos de Covid e nenhum óbito na cidade. Vários desses casos foram confirmados na Escola Estadual “Prof. Pery Guarany Blackman”. Segundo informações, além de alunos, 13 professores dos ensinos médio e fundamental tinha sido afastados até terça-feira (31/05) na escola.

Diante do fato, a equipe gestora da unidade escolar recomendou o uso de máscaras e aumentou a higienização dentro da escola. A Secretaria da Educação do Estado informou ao JP que os casos de Covid-19 no “Pery” foram afastados das atividades presenciais. Os estudantes seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), sem prejuízo para o aprendizado.

A Seduc-SP também informou que as aulas presenciais dos demais estudantes seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, uso obrigatório da máscara no transporte escolar, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. A unidade de ensino seguirá as orientações da Vigilância Epidemiológica Municipal.

Mensagem obtida pela reportagem, que foi enviada pela equipe gestora à comunidade escolar do “Pery”, informa que os casos aumentaram e por recomendação sanitária e preventiva resolveu entrar no modo remoto por 10 dias. Segundo essa mensagem, os alunos deverão assistir às aulas do CMSP e as aulas presenciais retornam no dia 13 de junho em horário normal.

Já com relação ao uso de máscaras, a Seduc-SP informou que segue as orientações do Comitê Científico que recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo.

Casos suspeitos

A Prefeitura informou ao JP que os pacientes com sintomas gripais leves devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, ao Pronto Atendimento Municipal – PAM Vila Martins ou ao Pronto Socorro Infantil (atendimento para crianças menores de 12 anos).

Já os pacientes positivos com agravamento de sintomas, com febre, desconforto respiratório, perda de olfato ou de paladar devem ir até o UPA, PAM ou PS Infantil. Todas as unidades de saúde estão realizando testes em pacientes sintomáticos. O teste utilizado para formas leves é o antígeno e, em casos de internação, RT-PCR. O paciente deve permanecer em isolamento durante sete dias após o início dos sintomas.

Vacinômetro em Itu:

  • 1ª dose – 162.195
  • 2ª dose – 156.100
  • Dose Única – 5.159
  • Dose Adicional – 102.501

*Dados atualizados até 31 de maio