Prefeitura recomenda o uso de máscaras por toda a população de Itu

Máscaras estão recomendadas em todas as cidades do Estado de SP (Foto: Pixabay)

Em decreto publicado na quarta-feira (22) na Imprensa Oficial, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) recomendou o uso de máscaras de proteção facial pela população ituana como meio complementar de prevenção ao novo coronavírus, causador da Covid-19.

“Fica recomendada a toda a população, sempre que possível, e quando for necessário sair de casa, a utilização de máscaras de proteção facial, confeccionadas conforme orientações do Ministério da Saúde”, informa o decreto que, diferente de outros, como em Porto Feliz, não estabelece multas para quem não usar.

Ainda de acordo com o documento, à população em geral recomenda-se o uso de máscaras artesanais. “As máscaras caseiras podem ser produzidas segundo as orientações constantes na Nota Informativa nº 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/MS, disponível no sítio eletrônico do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br”, aponta o decreto.

Já os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional devem garantir prioritariamente o suficiente abastecimento da rede de assistência e atenção à saúde e, subsidiariamente, dos demais profissionais dos serviços essenciais.

Nesta quinta-feira (23), o governador João Doria (PSDB) recomendou que os cidadãos de todos os demais municípios do Estado de São Paulo também utilizem máscaras. O decreto que prevê a recomendação será publicado nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial do Estado.

“É importante que essa recomendação seja seguida pelas pessoas que, em caso de extrema necessidade, precisem sair das suas casas. Isso não retira a recordação de ficar em casa, para salvar vidas. Mas se você tiver que ir a um supermercado, a uma farmácia ou a algum estabelecimento essencial, vá de máscara”, disse o governador.

Isolamento
Na quarta-feira (22), Itu atingiu um dos piores índices de isolamento social desde que a quarentena estadual foi estabelecida, em 24 de março: 46%. No dia anterior, feriado de Tiradentes, a taxa foi de 57%. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo, que mostra o percentual em 104 cidades com mais de 70 mil habitantes.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.

2 comentários em “Prefeitura recomenda o uso de máscaras por toda a população de Itu

  • 24/04/2020 em 10:44
    Permalink

    Máscara e para ateus k não acretida em Deus. Ai TM k usar porq daí pode pegar na rua ou at dentro d casa.pois e vírus k está no ar,e quarentena na resolve bosta nenhuma. Ficar em casa não paga conta. Pelo contrário acumula dívida e nome no Serasa e SPC. Presidente e governadores manda população ficar em casa,lógico eles tão com bolso cheio do impostos do povo.acha k eles tão preocupados d eles ficarem em casa kkkkkk. Só trouxa k não encherga isso.
    Eu não uso mascra e nem vou usar porq estou na fé com Jesus k fala no salmos 91 k praga nenhuma chegará a minha tenda. Estou na fé e vocês estão aonde.

  • 30/04/2020 em 18:06
    Permalink

    Em itu precisa de uma lei mais rígida porque à população de itu acha que quarentena é férias fica todo às pessoas na rua sem máscaras então se tivesse uma lei mais rígida à pessoa sem máscaras pagasse uma multa no valor de 100 reais ou quando acabar à quarentena à pessoa que cometeu à infração paga com ação comunitária

Os comentários estão desativados.