Prefeitura suspende o rodízio de água e mantém fiscalização de desperdício

Níveis dos mananciais subiram por conta das chuvas registradas nas últimas semanas (Foto: Divulgação/CIS)

Na última segunda-feira (21), a Prefeitura de Itu anunciou que com o restabelecimento dos níveis dos mananciais, o rodízio de abastecimento em Itu está oficialmente suspenso, com o sistema devendo estar completamente normalizado nesta quarta-feira (23).

Ainda de acordo com a administração municipal, os níveis dos mananciais se encontravam da seguinte forma na segunda-feira: Bacia do Itaim 70%; Bacia do Taquaral/Pirapitingui 80%;Bacia do Braiaiá 85%; Bacia do São José 90%; Bacia do Gomes 40%; Bacia do São Miguel 85%; Bacia do São Miguel/Varejão 90%; Bacia do Mombaça 99%; Bacia do Pirajibu 99%, com uma média geral de 80%.

Durante live promovida na manhã de segunda-feira, o prefeito Guilherme Gazzola (PL) explicou a respeito da situação. “O não período de chuva no período de recarga dessas represas fez com que se fizesse necessário o rodízio. Voltamos a afirmar que os investimentos feitos na cidade de Itu deram seu resultado, mas ainda há muito por fazer. Desde 1850 Itu não tem temperaturas tão altas com um período de chuva tão baixo”.

O prefeito alerta ainda que, embora os níveis dos mananciais tenha se restabelecido, “isso não significa que nos livramos dos tempos ruins da natureza. Existe a previsão de um 2021 ainda mais quente e seco”. “Lembrando que a fiscalização continua como forma de educar e coibir quem ainda desperdiça água. A fiscalização será austera”, afirmou.

Gazzola deixou claro durante o pronunciamento que, se uma determinada região extrapolar em 30% o consumo normal de água, será necessário um limite e, também se necessário, cortar a água daquela região. “Todos devem trabalhar, fazer pelo outro. É preciso ter responsabilidade”, destacou.

Além disso, Gazzola solicitou que as pessoas denunciem quaisquer atos de desperdício, reforçando que as pessoas que não fizeram o uso consciente da água serão multadas. O chefe do Executivo destacou ainda que começará 2021 com investimentos em obras de setorização, que vão melhorar a pressão da rede e beneficiar principalmente os imóveis de regiões mais altas e as pontas de rede.

Um comentário em “Prefeitura suspende o rodízio de água e mantém fiscalização de desperdício

  • 26/12/2020 em 16:48
    Permalink

    O abastecimento foi reestabelecido sim, só que água que está chegando às torneiras é de péssima qualidade, aliás já bem antes do racionamento já vinha assim.
    Hoje a população está usando agua mineral até pra fazer às refeições.

Os comentários estão desativados.