Pregão de ocupação dos boxes do Mercado Municipal é prorrogado

Proposta é que haja uma “experimentação gastronômica” no Mercadão, que terá 15 boxes para diversas áreas (Foto: André Roedel)

O pregão presencial nº 04/2022, para contratação de empresas para uso comercial dos boxes do Mercado Municipal de Itu, foi prorrogado: antes ia até 24 de fevereiro e agora vai até as 8h50 do dia 15 de março, com abertura dos envelopes às 9h do mesmo dia. A licitação é do tipo maior oferta, com lance mínimo de R$ 4 mil de prêmio – que pode ser pago em até cinco vezes.

O prazo de vigência do termo de permissão de cada box é de 12 meses, podendo ser prorrogado até no máximo 60 meses, e o aluguel mensal será de R$ 2 mil – contando uma espécie de “taxa de condomínio”, uma vez que a Prefeitura promoverá a limpeza e manutenção das áreas comuns do Mercadão – que foi revitalizado em 2019.

Podem participar do pregão empresas do ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação (no caso do ramo gastronômico) e que atenderem a todas as exigências de credenciamento e de habilitação. Serão destinados 15 boxes, divididos por atividades como sorveteria, padaria artesanal, loja de sucos, empórios, restaurantes, lanchonetes, charcutaria e cafeteria. 

O edital completo do pregão está à disposição para consulta e impressão no site da Prefeitura www.itu.sp.gov.br, ou diretamente no Paço Municipal (Avenida Itu 400 anos, 111, Itu Novo Centro), no qual o interessado deverá trazer um CD para cópia junto ao Departamento Central de Compras, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Experimentação

A reportagem do JP conversou com o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, César Calixto, que falou sobre a importância do Mercadão. “O Mercado Municipal, sem dúvida alguma, é uma referência arquitetônica, histórica e turística, por consequência. Faz parte do patrimônio da cidade de Itu e o projeto do prefeito Guilherme Gazzola (PL) é torná-lo um ponto de referência com relação ao destino turístico”, afirmou.

Agora, com o fim do prazo do termo de uso dos antigos permissionários, a Prefeitura vem com um novo modelo, que é alvo do pregão. Além dos 15 boxes para empresas, será destinado um box para a Guarda Civil e outro para a administração do Mercadão.

Segundo Calixto, a Secretaria de Turismo fez estudos para se chegar ao “mix” de estabelecimentos que vão compor o Mercado Municipal. “A ideia, nesse novo modelo, é que o espaço interno seja apenas ocupado pela área gastronômica”, afirma o secretário, declarando a inspiração em vários modelos, como o do Mercado Municipal de Florianópolis/SC, em que as demais atividades ficam nos boxes externos.

“A proposta, objetivamente, é que haja uma experimentação gastronômica”, aponta o secretário, que espera por propostas diferentes e inovadoras. “Não existe turismo sem gastronomia”, prosseguiu Calixto, lembrando que ainda este ano devem ser iniciada as obras de instalação dos quiosques na Avenida Francisco Ernesto Fávero, no Rancho Grande. 

Já todo o projeto de revitalização do Mercado Municipal contempla ainda uma segunda fase, quando os boxes externos e a Praça da Bandeira serão revitalizados. Porém, ainda são necessários recursos do Governo do Estado. “Nós vamos pleiteá-los via recursos do Dadetur”, informa Calixto, reafirmando que a ideia é revitalizar toda a área central – com a nova iluminação do Centro.

Calixto afirmou que, desde a publicação do edital até o momento da entrevista, não havia chegado a ele nenhuma contestação por parte dos antigos permissionários por conta do formato do pregão. “Ou opta em disputar o certame com a nova versão proposta pelo município ou não”, disse.