Prepara-se para Dia dos pais

O mês de agosto no Brasil tem como uma das datas comemorativas o Dia dos Pais. A celebração começou há 65 anos, em 16 de agosto de 1953, e sofreu algumas mudanças desde então. Assim como outras comemorações, o Dia dos Pais surgiu com o intuito de alavancar as vendas no período, porém, o objetivo do publicitário Sylvio Bhering era tanto social como comercial.

A data escolhida foi associada ao dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo, que é comemorado pela Igreja Católica no dia 16 de agosto. No entanto, nos anos seguintes, a data foi transferida e passou a ser celebrada no segundo domingo de agosto, como é feito até hoje.

Apesar de no Brasil a data ter sido instituída com um intuito comercial, não foi bem assim que aconteceu nos Estados Unidos, um dos primeiros lugares a celebrar os pais. Diferente daqui, lá o Dia dos Pais foi inicialmente comemorado em 19 de junho de 1909 e nada tinha a ver com o comércio. Uma jovem chamada Sonora Louis Dodd quis homenagear o seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil Americana, no dia de seu aniversário. Comovidas com o gesto, muitas pessoas da cidade de Spokane, onde morava Sonora, se mobilizaram e começaram a fazer o mesmo tipo de homenagem. Aos poucos, o tributo foi difundido para outros estados dos EUA.

Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972, o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Em muitos países, o Dia dos Pais ainda é comemorado no terceiro domingo de junho. Mas há, pelo menos, 19 datas para celebrar esse dia ao redor do mundo.

Dicas de presentes

Independente da fama comercial que tenha ganhado, o Dia dos Pais é uma importante data para estar com quem amamos, seja pai, avô ou tio, além de ser uma oportunidade de demonstrar afeto e homenagear essas pessoas tão especiais.

E, para agradar, não é preciso comprar presentes caros e luxuosos, basta ser criativo.O importante mesmo é a intenção e o valor sentimental da lembrança e do momento. Confira cinco dicas para agradar no dia dos pais.

  • Kit Churrasco

Se o seu pai é desses que não dispensa um bom churrasco e ama estar no comando da churrasqueira, o kit para festa é uma excelente opção de presente para o pai comemorar o seu dia. Existem diversos kits prontos para a venda, mas também é possível que seja montado um kit especial. No kit poderá conter dois espetos, uma faca para cortar o churrasco, um abridor de garrafas, um avental e uma grelha. Dessa forma, toda vez que tiver churrasco em família será um dia especial.

  • Uma caneca personalizada

Existem diversos tipos de copos e xícaras especiais. Algumas, inclusive, trazem dizeres como “você é uma pessoa especial”, “papai, você é uma pessoa super especial” ou “te amo, pai” . Além desses, existem outras gravuras. Procure a que melhor condiz com seu pai e terá um presente criativo!

  • Camisetas com gravuras

Existem diversas camisetas a venda com dizeres para as mais variadas datas. Para odia dos pais também não é diferente. Se o seu pai gostar, você pode até adquirir uma camiseta que se complemente para ele e para você.

  • Fronha de travesseiro gravado com frases

O momento de dormir é um dos mais aconchegantes. Para tornar esse momento melhor e garantir bons sonhos para o seu pai há estampas com frases como “aqui dorme o melhor pai do mundo”. Além de ser uma ótima homenagem ao seu pai, toda vez que ele for dormir com esse travesseiro, lembrará do carinho especial que tem de você.

  • Um almoço ou jantar

Nem sempre é possível ter ideias criativas para presentear o pai. Nesse caso, poderá preparar o almoço ou o jantar para comemorar o dia dedicado a ele. Nesse dia ele pode descansar e você mesmo faz a refeição. Prepare tudo o que for preciso, desde a caipirinha até a sobremesa. Faça que tudo seja uma surpresa para o pai, pois esse toque que fará o momento ficar especial e poderá dizer que foi um presente criativo.