Presidente da APEOESP visita Itu para reunião com a comunidade

Bebel Noronha e Anderson Silva, durante visita ao Jornal Periscópio (FOTO: DANIEL NÁPOLI)

Na última terça-feira (22), o Periscópio recebeu a visita da presidente da APEOESP (Sindicado dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Azevedo Noronha. Mais conhecida como Bebel, a professora está em seu quarto mandato à frente da instituição e, na oportunidade, comentou que está realizando uma jornada por todo o interior do Estado de São Paulo, para ministrar palestra sobre o atual cenário da educação no país.

Bebel disse que muita coisa precisa ser revista no setor educacional. “Não dá para aceitar mais a jornada estafante dos professores e salas com mais de 25 alunos”, diz a professora, que acredita que, com mais salas, estando as mesmas mais enxutas, o trabalho com os estudantes ganhará em qualidade.

A presidente da APEOESP ainda revela ver com preocupação uma futura implantação da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio. “Não haverá uma base sólida, não serão formados profissionais com conhecimento, com competência. Não chegarão a nada. São necessários conhecimentos em Educação Artística e Física, em História, Filosofia e Sociologia. É garantir o mínimo”, pondera.

A presidente reforçou ainda a necessidade de inclusão de outros projetos na escola. “É preciso também levar temas para serem debatidos, como a gravidez juvenil, direito das mulheres, racismo e o problema das drogas”.

Ainda na terça-feira, Bebel esteve com membros do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itu, participando de uma reunião com moradores da região do Pirapitingui, reforçando sobre a importância da educação.

Presidente do PT em Itu, Anderson Silva também falou ao JP a respeito da visita da presidente da APEOSP. “A trouxemos para o município, pois tem acompanhado tudo o que está acontecendo na educação e assim será possível esclarecer, orientar toda a população sobre acontecimentos que poderão afetar todo o futuro. É necessário levar o conhecimento para toda a comunidade”, ressalta.