Presidente da Câmara presta conta de sua atuação à frente do Legislativo

Vereador Thiago Gonçales fez um balanço de sua atuação como presidente da Câmara (Foto: Divulgação/Câmara)

O presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Thiago Gonçales (PL), participou na última quinta-feira (16) do “Café com Vereador”, realizado pelo Instituto do Legislativo Ituano. Nesta edição, o evento também contou com a participação de jornalistas, representantes dos órgãos de imprensa da cidade, fazendo perguntas ao vereador sobre sua atividade parlamentar.

Também estiveram presentes o secretário Municipal de Governo, Dr. Ricardo Giordani, na ocasião representando o prefeito Guilherme Gazzola (PL), e o vereador Dr. José Galvão (DEM), autor do projeto “Café com Vereador”.

“Encerramos o primeiro ano da atual legislatura com a presença do presidente Thiago Gonçales. O evento, realizado de forma democrática e transparente, também contou com a presença de representantes dos órgãos de imprensa da cidade, que puderam fazer perguntas variadas ao Presidente do Legislativo. Encerramos mais um ano mantendo o compromisso do ILI em aproximar a Câmara de Vereadores da sociedade”, destaca a diretora presidente do ILI, a jornalista Regina Lonardi.

A sabatina

Participaram da sabatina os jornalistas André Roedel (Periscópio), Paulo Schwarz (Portal Ituanos), Jéssica Ferrari (Portal da Cidade de Itu), Rafael Paco (Jornal Agora Itu), João José “Tucano” da Silva (Revista Campo&Cidade) e Roberta Rocha (Portal O Expresso Notícia). Outros jornalistas foram convidados, mas não compareceram. Rosana Bueno (Portal Jornal de Itu) enviou perguntas.

Durante a conversa, Gonçales respondeu a vários questionamentos sobre sua atuação. Falou do asfaltamento da Estrada do Pinheirinho, cujo recurso foi obtido por intermédio do deputado estadual André do Prado (PL). “É um processo burocrático, mas essa obra vai sair”, disse o edil.

“Adautinho” também falou sobre o tempo de mandato de presidente da Câmara (apenas um ano) e por que ninguém apresentou projeto para voltar ao que era antes (mandato de dois anos). “A resposta é bem simples: porque todos querem ser presidente”, apontou ele, informando que conversas chegaram a ocorrer nesse sentido e declarando que um ano só é pouco. “Muitos projetos que a gente tenta colocar em prática acabam sobrando para o próximo presidente”.

Gonçales também disse que buscou ser o presidente de todos os vereadores, não só da situação. “Como presidente, a responsabilidade aumenta, porque representa os 13 vereadores”. O presidente informou ainda que, em seu mandato, não houve tratativas sobre a construção de um novo prédio da Câmara, mas reconheceu que a estrutura atual não é mais suficiente para os trabalhos.

“Eu tinha um pensamento diferente, de que não precisava. Hoje eu discordo”, afirmou ele, frisando que os funcionários sofrem muito com a estrutura limitada do atual prédio. Segundo ele, falta coragem para a construção de um novo espaço. “Eu, por exemplo, não tenho coragem de mexer com isso”, disse Gonçales, que acredita que dificilmente isso vai sair do papel pois existem outras prioridades e o valor é alto.

Fazendo um balanço de sua atuação na presidência, Gonçales disse que tentou fazer uma Câmara mais “participativa e transparente”. Também destacou a proposta de Reforma Administrativa que formulou, a inauguração do Coworking público, a atenção maior à ouvidoria e a realização de reciclagens para os funcionários. O presidente também falou sobre a devolução do Ituano Clube.

Segundo ele, a limpeza foi realizada pela Câmara (uma empresa foi contratada para tal finalidade), mas os responsáveis pelo espaço não aceitaram as chaves. Por isso, de acordo com o presidente, um processo foi aberto para que ocorra a devolução através da Justiça. O contrato de comodato termina em 2023 e foi assinado na presidência do ex-vereador Giva Silva. “Nós só assumimos essa bucha”, disse Gonçales.

O vereador, que comentou não ter interesse em se candidatar a deputado federal ou estadual ano que vem (como fez em 2018), disse que o aprendizado neste ano à frente do Legislativo foi muito grande. “O que eu levo como grande aprendizado é aprender com as diferenças”, disse ele. A gravação completa do “Café com Vereador’ está disponível no canal do ILI no YouTube (youtube.com/institutodolegislativoituano).