Presidente do COMPEDI comenta atuação no município

No último 21 de setembro foi comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Em Itu, existe desde 2010 o Conselho Municipal de Atenção á Pessoa com Deficiência (COMPEDI), presidido por Lilian Damiana de Almeida Ribeiro, especialista em Direito das Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos.

Composto por 14 membros conselheiros titulares e respectivos suplentes por paridade, sendo sete do Poder Público e sete da sociedade civil, o COMPEDI, de acordo com Lilian, “trabalha em prol das melhorias das políticas públicas, ajustando-as quando solicitado, a fim de que colabore e direcione na efetividade e na solução de uma melhor aplicabilidade para a população destinada”.

“De acordo com o nosso regimento interno oferecemos orientações e acompanhamento em relação aos direitos destes, trazendo soluções para as demandas recorrentes, estimulo e sensibilização para a inclusão social e acessibilidade, promovemos palestras e encontros de fortalecimento social, incentivamos a inserção ao mercado de trabalho, manifesta-se dando parecer cabível, quando houver notícia de irregularidade para órgãos públicos e privados, articula junto ao Poder Público questões de assuntos pertinentes à causa. Fiscaliza de forma geral este Direitos”.

Lilian explica ainda que a cidade segue empenhada no processo de acessibilidade. “O município de Itu vem cumprindo com rigor as exigências de acessibilizar vias e prédios públicos e também fiscalizar os privados, com advento da LBI (Lei Brasileira de Inclusão), levando em consideração que a nossa cidade de Itu tem 409 anos, esta não foi projetada com este olhar para a acessibilidade e, em grande parte, temos prédios tombados por leis específicas anteriores ao advento desta, portanto há que se fazer um árduo trabalho de planejamento arquitetônico, para que se consubstancie a nossa sonhada acessibilidade, para tornar a nossa inclusão social efetiva”, conclui.