Presidente Michel Temer vem para Itu participar de cerimônia na Prefeitura

O presidente da República Michel Temer (PMDB) confirmou presença na cerimônia de entrega do Título de Cidadania Ituana para o advogado e seu amigo pessoal José Eduardo Bandeira de Mello, que acontece na manhã de hoje (15), às 10h, feriado da Proclamação da República em Itu. O evento será aberto ao público.

A informação da vinda de Temer já havia sido dada com exclusividade pelo “Periscópio” de 4 de novembro e o Governo Federal, na segunda (13), confirmou a viagem presidencial. A cerimônia seria realizada nas dependências do Regimento Deodoro (Quartel de Itu), mas por sugestão do prefeito Guilherme Gazzola (PTB), agora acontecerá no auditório da Prefeitura.

Temer, aliás, irá despachar diretamente do gabinete do chefe do Executivo ituano, conforme informou a assessoria de imprensa da Prefeitura. Ou seja, o município será, virtualmente, a capital nacional por algumas horas. Um momento simbólico, uma vez que a cidade de Itu é conhecida como “Berço da República”, já que sediou a primeira reunião republicana do país.

A conhecida “Convenção de Itu” ocorreu no dia 18 de abril de 1873 em um casarão da Rua Barão do Itaim, que hoje abriga o Museu Republicano da USP. Participaram 133 convencionais, sendo 78 cafeicultores e 55 de outras profissões, representando os republicanos de várias cidades paulistas.

 

Ligação com Itu

Temer nasceu em Tietê, mas tem grandes ligações com Itu, cidade em que ele foi professor universitário de Direito Constitucional. Na Faditu (Faculdade de Direito de Itu), o presidente foi também diretor e, hoje, dá nome a um auditório, além de ser “professor emérito” da instituição de ensino.

Como vice-presidente de Dilma Rousseff (PT), ele esteve em um compromisso oficial em 18 de abril de 2013. Na oportunidade, ele participou de um ato dos 140 anos da Convenção Republicana realizado no Museu da USP. Temer esteve ainda em Itu em 2015, na Faditu, como presidente em exercício – uma vez que Dilma estava fora do país.

O atual presidente também teve seu nome ligado a Itu recentemente, quando foi divulgado que ele teria comprado dois terrenos no Terras de São José II um dia após supostamente ter recebido propina da empresa JBS.

 

Título de Cidadão

José Eduardo Bandeira de Mello receberá o título de Cidadão Ituano que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no último dia 6. A proposta é de autoria do vereador Givanildo Soares (PROS). Bandeira de Mello tem residência em um condomínio de Itu e tinha como sonho se tornar cidadão ituano. Ele foi vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e atuou no ramo farmacêutico.

 

Protesto

Temer deve enfrentar protestos na cidade. A notícia de sua vinda foi duramente criticada nas redes sociais. Já nas ruas, está marcada uma manifestação agendada pelo PSOL de Itu, a ocorrer a partir das 9h com concentração em frente à Prefeitura. O ato também será um protesto contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) 181, que, por conta de emendas da bancada evangélica, pode criminalizar o aborto em qualquer caso – mesmo os já permitidos.

Por conta da baixa popularidade enfrentada e a possibilidade de manifestações, um forte esquema de segurança foi preparado pela equipe de Temer. O presidente não entrará pelo mesmo acesso do público comum. Ele chegará por volta das 10h em helicóptero que pousará no Quartel e só atenderá a imprensa após a cerimônia, que deve terminar por volta do meio-dia.