Pressionado, Galo enfrenta o Corinthians

Ano passado, Ituano empatou com o Timão em Itaquera com golaço de Breno Lopes (Foto: Miguel Schincariol/Arquivo)

O Ituano volta a campo pelo Paulistão 2021 na noite deste domingo (18), às 22h, jogando na Neo Química Arena, diante do Corinthians. Não bastasse o tamanho e a tradição do adversário, a situação do Ituano na classificação o obriga a buscar um resultado positivo para não ter a situação complicada no campeonato.

Com isso, o jogo passa a ser dos mais importantes na caminhada do Ituano, que teve um grande início de campeonato, com duas vitórias seguidas, depois três tropeços (um empate e duas derrotas) e se tropeçar novamente, já começa a ver sua situação complicada.

Essa “situação complicada”, hoje, não diz respeito ao fantasma do rebaixamento, mas sim em termos de classificação, já que o Ituano está no chamado Grupo da Morte, ou seja, o mais equilibrado e complicado deste Paulistão. Portanto, toda atenção é pouca.

Sem problemas de ordem médica e sem jogadores suspensos por cartões amarelos ou vermelhos, o Ituano novamente terá o que Vinícius Bergantin tem de melhor para mandar a campo, podendo contar com jogadores como Gabriel Taliari, por exemplo, com mais ritmo de jogo – ele que não esteve bem diante do Botafogo.

Um outro detalhe: o Corinthians vem de uma derrota de virada diante da Ferroviária e na noite de ontem (16) pegou, sedento de recuperação, o São Bento. Caso o Timão tenha vencido o Bentão, pega o Ituano novamente embalado. Caso tenha perdido, ou mesmo empatado, virá para fazer com que o Ituano pague pelo que não fez, como se diz popularmente.

Outro lado

Embora em termos de números a vantagem do Corinthians sobre o Ituano seja enorme, o Galo sempre é um adversário difícil para o Timão. Queiram ou não, o Ituano é respeitado como um dos clubes mais bem organizados do interior e isso não é pouco.

Na última vez em que se enfrentaram, no Paulistão-20, o Corinthians precisou suar a camisa para empatar em plena Neo Química Arena. E vale destacar que no ano passado o Ituano tinha um elenco inferior ao de hoje e fazia uma campanha pior.

Assim, mesmo o jogo sendo novamente em Itaquera, o Corinthians terá de respeitar o Galo Guerreiro. Porém, muito tem a ver com o jogo Corinthians x São Bento, que aconteceu na noite de ontem (16), quando a edição já estava fechada.

Caso o Corinthians tenha vencido o Bentão – o que, convenhamos, pode ser um resultado normal – o Timão virá mais embalado que nunca para pegar o Ituano. Seja como for, o Corinthians vai receber o Ituano na condição de favorito e isso é inegável.

RECORDAR É VIVER: Ituano e Corinthians já foi marcado por um encontro de craques em nível de Seleção Brasileira e Copa do Mundo. Em 2010, em jogo realizado em São José do Rio Preto, pois o Novelli Júnior encontrava-se em reforma, Juninho Paulista e Ronaldo Nazário estiveram frente a frente. Naquela oportunidade, o Timão venceu por 2×0 e o segundo gol foi marcado pelo Fenômeno.