Primavera dos Museus de 2019 acontece em Itu

Os museus de Itu participam, no fim desse mês, da 13ª Primavera dos Museus, com uma série de atividades. A 1ª Primavera dos Museus ocorreu em 2007, com 300 museus inscritos e 874 eventos. Hoje em dia, o número de museus participantes triplicou.

Essa iniciativa partiu do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o intuito de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A cada ano, o Ibram lança um tema diferente para nortear as atividades dos museus. O desse ano é “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos.

O Museu Republicano de Itu, o Museu da Energia de Itu e o Museu da Música de Itu participam da 13ª Primavera dos Museus. Todos os eventos da Primavera dos Museus são gratuitos. Confira a programação especial de cada um deles para este período.

Museu Republicano de Itu
Neste ano, o Museu Republicano irá refletir em suas atividades a relevância histórica da obra do escritor Machado de Assis.

  • 25/09 – às 19h acontece a abertura da exposição “Machado de Assis, páginas de literatura e história”, com palestra da curadora Profa. Dra. Ana Flávia Cernic Ramos (Universidade Federal de Uberlândia);
  • 25/09 a 30/08/2020 – das 8h às 17h tem a visitação aberta à exposição “Machado de Assis, páginas de literatura e história”, em que serão expostas obras de e sobre Machado de Assis existentes na biblioteca do Museu Republicano;
  • 25/09 – das 14h30 às 15h30. Abertura da mostra de bordados e oficina de bordados (sessões separadas): “Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha …” (Machado de Assis. Um Apólogo);
  • 26/09 – às 15h. Contação de histórias “Contos de Machado de Assis”, pelo ator Edu Almaida;
  • 28/09 – 9h às 18h. Visita técnica aos arquivos de museus e sua interação com as atividades museológicas.

Todos os eventos acontecem no Centro de Estudos do Museu Republicano, localizado na Rua Barão de Itaim, 140, Centro. Para mais informações, ligue (11) 4023-2525.

Museu da Energia de Itu
O Museu da Energia de Itu promove, no sábado (28), duas ações especiais para a 13ª edição da “Primavera dos Museus” – as mediações de visita “Cotidiano do século XIX” e “Construindo a memória do sobrado”.

  • 28/09 – às 10h30. “Cotidiano do século XIX”. A ação visa apresentar um panorama do cotidiano do século XIX e um perfil de comportamento dos moradores através do tipo de alimentação, utensílios domésticos e diversos materiais de uso pessoal revelados nas escavações dos fragmentos encontrados nos jardins do sobrado histórico que abriga o Museu;
  • 28/09 – às 15h30. “Construindo a memória do sobrado”. Em uma mediação sobre história e memória, o educativo irá instigar o público a construir, a partir de documentos e outras fontes, a história do sobrado oitocentista que abriga o Museu da Energia. Após a dinâmica, o grupo será convidado a percorrer a exposição “História, Energia e Cotidiano” e compreender como ela foi pensada e elaborada pela equipe do Museu.

As ações são voltadas ao público maior de 15 anos. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. O museu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro. Para mais informações ligue no (11) 4022-6832.

Museu da Música de Itu
O Museu da Música pretende despertar o interesse na conservação do acervo além de discutir a trajetória do repertório musical, desde que uma partitura é trazida à instituição até se transformar em patrimônio durante um concerto.

  • 26/09 – às 20h30. Sede do Coral Vozes de Itu. Encontro “Padre Bento Dias Pacheco – Bicentenário”;
  • 27/09 – às 20h30. Memorial da Santa Casa de Misericórdia de Itu. Concerto: “Música Sacra Ituana: do Brasil Colônia ao Tempo Imperial” – Coral Vozes De Itu;
  • 28/09 – às 9h. Centro Histórico de Itu. Jornada Pelas Igrejas Históricas Ituanas.

Os eventos acontecem no Museu da Música de Itu localizado na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro. Outras informações pelo site www.museudamusicaitu.com.br.