Primavera tem início hoje com alerta para o risco de seca em seis estados e no DF

As represas que abastecem a cidade de Itu operam com 30% da capacidade média (Foto: Divulgação/CIS)

A Primavera no Hemisfério Sul inicia-se nesta quarta-feira (22), às 16h21, e termina no dia 21 de dezembro às 12h59. Climatologicamente, é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, com o início da convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte centro-sul da Região Norte, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Porém, em um comunicado divulgado segunda-feira (20), em Brasília/DF, o Inmet chama a atenção para o grande perigo de ocorrência de incêndios florestais por causa da baixa umidade relativa do ar registrada em 461 cidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Ao mesmo tempo, os técnicos do instituto alertam para o potencial risco de chuvas intensas e até temporais atingirem algumas cidades do Amapá, Amazonas, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina. Já de acordo com a CIS – Companhia Ituana de Saneamento, as cidades da região de Itu seguem em estado de alerta por conta da estiagem. 

“Não há previsão de chuvas para os próximos dias e o consumo consciente de água é fundamental”, afirma a autarquia. Atualmente, as represas que abastecem a cidade de Itu operam com 30% da capacidade média. Os Sistemas Mombaça e Pirajibu, captações que não secam, operam com capacidade plena.

Melhoria

Inaugurado pela CIS em 2018, o Sistema Mombaça passará por melhorias: serão instaladas bombas mais potentes e novos painéis elétricos. Os equipamentos foram recebidos na segunda-feira. “Desta forma, teremos mais água chegado à Estação de Tratamento de Água Rancho Grande, com mais velocidade”, declara a autarquia.

Com informações da Agência Brasil

Confira os níveis das represas:

PIRAPITINGUI (ETAs Portal do Éden e Hospital):

• Bacia do Pirajibu (captação que não seca): 99%

• Bacia do São Miguel / Varejão: 20%

• Bacia do São Miguel: 10%

CENTRAL (ETAs Itaim e Rancho Grande):

• Bacia do Mombaça (captação que não seca): 99%

• Bacia do São José: 20%

• Bacia do Itaim: 10%

• Bacia do Braiaiá: 5%

• Bacia do Gomes: 5%

• Bacia do Taquaral / Pirapitingui: 2%