Primeiro projeto de lei do ano institui o “Dia do Maçom”

O primeiro projeto de lei do Legislativo ituano em 2020 é de autoria do presidente Ricardo Giordani (PTB). Apresentado ontem (14) e já protocolado na Câmara, o PL nº 01/2020 institui no calendário oficial de eventos do município de Itu o “Dia do Maçom”, a ser celebrado no dia 20 de agosto.

Na data escolhida também se comemora o Dia Nacional do Maçom. “Sempre que possível, nesta data, o município providenciará o plantio de uma acácia em área da municipalidade de sua escolha”, aponta o terceiro parágrafo do projeto de lei de Giordani.

Em sua justificativa, o vereador aponta que a história registra o papel fundamental que a maçonaria exerceu no processo de independência do Brasil. “Trata-se de um movimento filosófico, educativo, filantrópico de perfil progressista, que valoriza a reflexão e a investigação científica”, reforça o edil.

Itu conta atualmente com sete lojas maçônicas, que promovem diversos trabalhos assistenciais e apoio a entidades, como a Escola de Cegos Santa Luzia e o Lar e Creche Mãezinha.