Primeiros passos na cozinha

Aprender a cozinhar nem sempre é fácil, mas com algumas dicas o processo pode se tornar mais agradável

Não é todo mundo que já nasceu com o dom de cozinhar. Para muitos, essa é uma tarefa para lá de complicada. Sabemos que cozinhar requer jeito, e esse jeitinho só é adquirido aos poucos com a prática. Porém, algumas dicas podem facilitar o processo de aprendizagem.

Primeiro, providencie os utensílios básicos como talheres, potes, tábuas e panelas. Eles te ajudarão a se organizar melhor e evitar imprevistos. Depois, comece escolhendo receitas fáceis, assim fica mais difícil errar, além de ser melhor para que você possa ir aprimorando seus dotes.

Outra dica é prestar muita atenção nos ingredientes e antes de começar a preparar reunir todos numa bancada, mesa ou apoio que tiver perto do lugar onde irá preparar. Isso facilitará sua visão para saber se está faltando alguma coisa ou não e também auxiliará para que no momento em que estiver preparando, não tenha que se locomover atrás dos itens.

Deixe todos os ingredientes cortados antes de começar a preparar. Isso ajuda para que na hora em que já estiver fazendo, você não precise parar, correndo o risco de queimar algo. Se  o prato tiver que ir ao forno fique sempre atento porque fornos são diferentes e muitas vezes instáveis, por isso você deve acompanhar o cozimento para verificar o andamento. Se você ligar o timer e deixar o tempo correr, pode se deparar com um alimento bem dourado ou até um carvãozinho.

Fazer dois ou três pratos juntos dificulta muito o trabalho. Tudo deve estar sincronizado para ficar pronto ao mesmo tempo, e isso exige um pouco mais de experiência. Comece com pratos únicos, dessa maneira você se concentrará mais e dificilmente errará.

E por fim, não desista. Se não der certo na primeira vez, procure pensar e reformular o que pode ter saído errado e tente novamente. O importante é treinar para adquirir confiança no que está sendo preparado e depois é só degustar e aproveitar.