Produções de alunos do “Monteiro Lobato” são indicadas para Mostra de Curtas Ituanos

Alunos produtores do curta “Invasão estrangeira nas casas brasileiras”, ao lado dos orientadores e jurados do FEC 2017 / Foto – Yasmin Cardozo

Dois curtas-metragens produzidos pelos alunos do Colégio Integrado Monteiro Lobato foram selecionados para a Mostra de Curtas Ituanos. Realizado pelo Cineclube de Itu em parceria com a FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro), o evento acontece hoje (27) e amanhã (28), às 19h30, nas instalações da antiga Fábrica São Pedro (Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Vila São Francisco).

Para a exibição na Mostra, foram selecionados os trabalhos “Invasão estrangeira nas casas brasileiras” (2017) e “Olha quem fala!” (2018), produções que conquistaram os segundos lugares nas duas últimas edições do Festival Estudantil de Curtas (FEC) do Colégio Integrado Monteiro Lobato. Coordenado pelos professores Claire Quirino e Marcelo Leite, o FEC é um projeto pedagógico no qual os alunos do “Monteiro” desenvolvem pesquisas e produções audiovisuais sobre temas cotidianos, por meio de um olhar crítico.

A indicação das produções estudantis partiu do historiador e cineasta Erik Tavernaro, um dos jurados e colaboradores do FEC. “O Erik fez a mediação do contato com os organizadores da Mostra, que nos convidaram a exibir duas produções. Eu e a professora Claire optamos pelos segundos colocados dos últimos anos, pois são trabalhos tão significativos quanto os vencedores das respectivas edições do nosso Festival”, observa professor Marcelo.

O educador ainda ressalta a importância do convite para a comunidade escolar. “São produções cheias de criticidade e questionamentos. Esse convite mostra que os curtas dos alunos possuem significados e valores que transcendem qualquer tipo de avaliação”, destaca Marcelo. “Essa abertura da Mostra de Curtas Ituanos permite que outros espaços além do colégio compreendam o que nossos jovens estão pensando, pois os curtas são meios deles se expressarem”.