Programação da Jornada do Patrimônio em Itu tem cinco dias de atividades culturais

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu

Em Itu, a Jornada do Patrimônio – que ocorre entre os dias 19 e 23 de setembro –promete levar os participantes por uma viagem cultural pela cidade, com programação que conta com roteiros históricos, oficinas, apresentações musicais, palestras, sarau, mostra de filmes e passaporte cultural.

Incentivada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Jornada visa valorizar e aproximar o público dos patrimônios históricos e culturais, além de fomentar o potencial turístico por meio de visitas guiadas e atividades pela cidade.

Neste ano, o evento conta também com a participação de dezenas de voluntários que estarão nos pontos de visitação auxiliando os participantes. “O objetivo da Jornada é que a comunidade valorize e mantenha seu patrimônio. Afinal, só preserva quem conhece. E por isso a participação de voluntários, pela primeira vez, é muito importante para nós. Serão nossos aliados e multiplicadores, engajados no propósito de manter nossa cultura e patrimônio vivos e preservados“, comentou Geraldo Gonçalves Junior, secretário municipal de Cultura.

Os dois roteiros que ocorrerão no domingo (23) compreendem “Igrejas e Monumentos” e “Museus e Espaços Culturais”, ambos no Centro Histórico da cidade, focados em pontos relacionados com a perspectiva do Patrimônio Ituano. Como motivação para a participação, os interessados receberão um Passaporte Cultural que, em cada um dos pontos visitados, receberá um carimbo de presença.

Ao completar todo o percurso escolhido, o participante vai retirar um selo especial na Casa da Praça, comprovando que realizou toda a atividade, posteriormente recebendo um certificado de participação que será encaminhado por e-mail. O Passaporte Cultural pode ser retirado em qualquer um dos pontos – que contarão com sinalização com banner/flâmula e presença de monitor.

O roteiro “Igrejas e Monumentos” fará o trajeto pelo Cruzeiro Franciscano, Igreja do Bom Jesus, Igreja de São Benedito, Capela de Santa Rita, Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja Nossa Senhora do Patrocínio e encerrando na Casa da Praça.

Já o roteiro “Museus e Espaços Culturais” fará o percurso saindo Espaço Cultural Fábrica São Luís Museu da Música de Itu, Museu da Energia Núcleo Itu, Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu – MAMHI (Ituano Clube), Museu de Arte e Música Sacras Padre Jesuíno do Monte Carmelo (Ituano Clube), Mercado Municipal de Itu, Museu Republicano “Convenção de Itu” e finalizando na Casa da Praça. Todas as atividades oferecidas pela Prefeitura são gratuitas e abertas para toda população. A exceção é o “Roteiro das fazendas históricas”, que será realizado pela Macrotur.

 

Confira a programação completa

  • Quarta-feira (19): Palestra Museu da Música – Três séculos de música Ituana, das 19h às 21h na Casa da Praça (Pç. Pe. Miguel, 56, Centro);
  • Sexta-feira (21): Oficina UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) – o Sistema Municipal De Preservação do Patrimônio Histórico, das 15h às 17h na Casa da Praça; e Sarau Cultural, às 19h na Casa da Praça;
  • Sábado (22): Oficina de restauro, das 10h às 13h na Casa da Praça; e Mostra de Filmes – “O desmonte do Monte”, das 15h às 17h no auditório da Prefeitura de Itu (Av. Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro);
  • Domingo (23): Jornada do Patrimônio, das 10h às 17h (dois roteiros com oito locais de visitação); Roteiro das fazendas históricas, realizado pela Macrotur, das 10h às 16h nas áreas rurais (R$ 60 para transporte e almoço – reservas com João pelo telefone (11) 99607-7483); apresentação da Banda União, às 11h na Praça da Matriz; Gincana com grupos de Escoteiros, das 14h às 16h na Praça da Matriz; e apresentação do Maracatu Mukumby, às 16h na Praça da Matriz.