Programação de atividades da “Semana Santa” tem início nesta sexta-feira em Itu

Nesta sexta-feira (23) têm início as celebrações da Semana Santa e Páscoa. As igrejas da Matriz, Bom Jesus e do Carmo concentram as tradicionais celebrações, com a participação das Irmandades, Ordem Terceira, as Bandas do Carmo e União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Schola Cantorum de Itu. A Secretaria Municipal de Cultura, o Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu apoiam as tradicionais celebrações.

Às 19h da sexta-feira (23), na Igreja da Matriz, acontece a cerimônia de depósito de Nossa Senhora das Dores e Solene Via Sacra, esta sendo a contemplação das 14 estações da Via Sacra. A Schola Cantorum e o Coral Vozes de Itu participam cantando os Motetes para a Procissão de Passos.

No sábado (24), às 19h30 na Igreja do Carmo, acontece a cerimônia Solene Ofício de Trevas, que será conduzida pelo Prior do Carmo, Frei Antonio Bento. Já no domingo (25), às 19h, acontece a Procissão de Passos, solenidade promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana e conduzida pelo Prior do Carmo que leva a relíquia da Cruz (Santo Lenho) em todo o percurso.

A programação da Semana Santa continua na próxima semana, com o Sermão das Sete Palavras ocorrendo no dia 30 de março, às 10h na Igreja do Bom Jesus. No mesmo dia, às 15h, acontece também a Adoração da Cruz, na Igreja da Matriz. Já no período da noite do dia 30, às 19h30, acontece a Procissão do Enterro. Os fiéis se reúnem na Igreja da Matriz e, antes da procissão sair, o Coro do Bom Jesus canta o Stabat Mater, antigo hino medieval musicado em 1842 pelo ituano Miguel Dutra.

Para encerrar a Semana Santa, no dia 31 de março, às 9h na Igreja do Bom Jesus, acontece o Ofício de Matinas de Sábado Santo. Muito parecido com o Ofício de Trevas, nesta cerimônia a Schola Cantorum recita salmos, antífonas e responsórios, próprios em Canto Gregoriano, enquanto os professores do grupo cantam os responsórios compostos por José Tescari. No domingo de Páscoa (1º de abril), às 6h, sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e são celebradas as missas de preceito nas diversas igrejas da cidade em horários já conhecidos.

Um comentário em “Programação de atividades da “Semana Santa” tem início nesta sexta-feira em Itu

Os comentários estão desativados.