Projeto ATIVA CEUNSP inicia diversas atividades gratuitas para população

O Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio (CEUNSP), instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, passa a oferecer atividades físicas sistematizadas para população, com idade entre 18 e 55 anos, de forma gratuita, no Campus de Itu.

Realizada pelo curso de Educação Física, a iniciativa visa promover condicionamento cardiorrespiratório e neuromuscular a partir de treinos individuais e monitorados. Entretanto, as atividades terão características integrativas, propondo a socialização e convivência dos participantes.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição prévia e escolher entre a turma de segunda e quarta, das 7h30 às 8h30, ou de terça e quinta, no mesmo horário. As aulas acontecem duas vezes por semana com duração de 60 minutos. Entre as atividades ofertadas estão: atividades físicas e monitoramento periódico de pressão e frequência cardíaca. O programa acontece desde abril e as atividades vão até dezembro de 2022.

De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM), é recomendado que adultos realizem pelo menos 30 minutos de atividade física por dia e no mínimo 5 dias da semana. Entretanto, atualmente os brasileiros possuem um alto índice de sedentarismo, e 40,3% de pessoas acima de 18 anos são sedentárias, assim como 59,7% dos idosos também não praticam exercícios.

Portanto, o foco do projeto ATIVA CEUNSP é contribuir para redução do sedentarismo da população de Itu, Salto e região, prevenindo doenças como Hipertensão arterial sistêmica, Diabetes Mellitus, Ateroesclerose, Obesidade, Eventos agudos (AVCs e Infartos), Atrofia muscular, Diminuição de eficiência do sistema imunológico e Ciclo vicioso da inatividade física.

O projeto é gratuito a toda comunidade. E para participar, basta escolher a turma e realizar uma pré-inscrição por meio dos links: turma de segunda e quarta, das 7h30 às 8h30 – link de inscrição: https://bit.ly/3uBleK2 – turma de terça e quinta, das 7h30 às 8h30 – link de inscrição: https://bit.ly/3jRy94F.