Projeto de alteração no regimento interno é adiado e deverá sofrer novas emendas

Foto: Daniel Nápoli

A pedido do vereador e líder do governo no Legislativo, Givanildo Soares (Giva), a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o adiamento do projeto de resolução nº 2/2018, que alteraria dispositivos do regimento interno. Com o adiamento, a propositura deve voltar à pauta na sessão do próximo dia 16 de abril.

Segundo informações de bastidores, a articulação para chegar ao adiamento começou logo cedo, com o descontentamento de alguns vereadores com a mudança de horário das sessões. Pelo projeto redigido pela Comissão de Estudos (formada por Dito Roque, Thiago Gonçales, Henrique de Paula e Macruz), os trabalhos legislativos passariam a ocorrer às tardes de terças-feiras.

José Galvão e até mesmo Macruz – que informou ter sido voto vencido na comissão – haviam justificado que não aprovavam a mudança de horário, pois isso atrapalharia o trabalhador que queira acompanhar as sessões. O segundo edil, inclusive, até apresentou uma emenda ao projeto de resolução para manter o horário noturno.

Agora, com o adiamento, outras mudanças devem ser inclusas na proposta, que teve como objetivo primordial tornar as sessões mais atrativas para a população, além de “desburocratizar” alguns procedimentos internos. Uma das propostas aventadas é também a criação de um Código de Ética para os vereadores, o que hoje inexiste.