Projeto de Normino da Rádio orienta para os primeiros socorros em escolas de Itu

Ontem (08), a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o projeto de lei nº 21/2018, de autoria do vereador Normino da Rádio. A propositura cria o “Mês Lucas Begalli” no calendário de eventos do município, visando a realização de palestras e eventos para conscientizar sobre a importância da capacitação em primeiros socorros. As ações deverão acontecer todos os meses de junho.

Segundo Normino, o projeto é uma homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que faleceu após se asfixiar com um cachorro-quente em uma excursão escolar em setembro do ano passado. O caso ocorreu em Campinas e motivou uma série de ações para que o mesmo não ocorra com outras crianças.

O vereador destaca que a mãe e a tia de Lucas “seguiram em frente e se propuseram a ajudar as demais famílias brasileiras a não terem a vida de seus filhos ceifadas pela mesma causa, iniciando uma vitoriosa campanha no Facebook”. A página “Vai Lucas” já tem mais de 140 mil curtidas na rede social.

“Como pai fiquei sensibilizado pelo ocorrido com Lucas, ao receber uma postagem fruto da iniciativa de sua família, que vem percorrendo as câmaras municipais de nosso Estado para divulgar o projeto ‘Vai Lucas’, cujo objetivo é tornar obrigatória a capacitação dos funcionários de creches e escolas”, justifica.

O vereador chegou a apresentar um projeto que obriga que funcionários de escolas e creches particulares da cidade façam cursos de primeiros socorros, mas na sessão de ontem pediu a retirada do mesmo. O projeto do mês de conscientização, porém, foi aprovado por unanimidade e elogiado pelos pares.

“É um projeto de extrema importância”, declarou o líder Giva em aparte. Ele pediu também que outras entidades, como ONGs e igrejas, levem essa causa adiante.