Projeto do Consórcio da Saúde é apresentado a vereadores de Itu, Salto e Porto Feliz

Encontro entre prefeitos e edis foi realizado na Prefeitura de Itu na última quinta-feira

Os prefeitos de Itu, Guilherme Gazzola (PTB), de Salto, Geraldo Garcia (PP), e de Porto Feliz, Dr. Cássio Prado (PTB), apresentaram aos vereadores dos três municípios o projeto para a criação do Consórcio Intermunicipal da Saúde. O encontro, ocorrido na Prefeitura de Itu na quinta-feira (4), contou com a participação de representantes dos Conselhos Municipais da Saúde das três cidades.

A ideia, com a criação do consócio, que atenderá os mais de 300 mil habitantes dos três municípios juntos, é de melhorar o gerenciamento da área saúde com economia financeira, melhora da qualidade dos serviços e transparência.

No anteprojeto, que já foi enviado às câmaras, ficou destacado que os quatro pontos serão primordiais no início dos trabalhos do consórcio: o transporte sanitário de pacientes que fazem tratamento de saúde em outras cidades, a criação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) unificado, a contratação de empresa para realização de exames e a compra de medicamentos.

Após uma breve apresentação do protocolo de intenções, feita por Gazzola, os secretários da Saúde de Salto, Dr. Flávio Francisco Vitale Filho, de Itu, Janaina Guerino de Camargo, e de Porto Feliz, Lívia Maria Figueiredo, falaram da realidade das três cidades nos quatro pontos e, depois disso, os vereadores puderam tirar suas dúvidas acerca do consórcio.

Ficou definido que os Executivos enviarão o projeto às Câmaras no início da próxima semana para que os vereadores, que já receberam o anteprojeto, possam se aprofundar ainda mais sobre o assunto e, se surgirem sugestões de emendas, elas sejam discutidas em conjunto com o corpo técnico que auxiliou na concepção do consórcio e sejam condensadas num projeto único.

Conforme o “Periscópio” já divulgou na coluna “Dois Pontos” do último dia 21 de abril, o prefeito ituano deve ser o primeiro presidente do referido consórcio.