Projeto dos boxes do Mercadão é adiado

A pedido do líder do Governo, vereador Ricardo Giordani, o projeto de lei que dispõe sobre a utilização dos boxes públicos municipais para fins comerciais foi adiado para a próxima sessão. O edil argumentou que algumas emendas precisam ser adequadas e pediu o adiamento em respeito a uma parte da plateia presente, que estava na sessão apenas para acompanhar tal votação.

Os vereadores foram favoráveis ao adiamento por unanimidade. O projeto, que visa regulamentar o uso dos boxes do Mercado Municipal – que deve ser inaugurado em meados de dezembro –, recebeu emendas do Executivo, que foram costuradas pela base governistas, e também da oposição.

José Galvão, que protocolou uma emenda para dar um prazo de cinco anos aos permissionários, disse que o Legislativo ganha uma semana para discutir as modificações. “A primeira discussão mobilizou o Executivo, apesar de não ser uma emenda que a gente ache que seja extremamente favorável aos permissionários. Mas demonstra a força da oposição”, disse o edil.

O presidente Givanildo Soares respondeu. “O vereador Dito Roque cobrou, o líder do prefeito, o Luciano que representa o sindicato, o Mané mesmo doente… Todos cobraram reunião com o Executivo, aconteceu a reunião e os vereadores ‘brigaram’ para chegar num consenso”, disse o parlamentar. “Todo mundo quer o bem daquelas pessoas que já estão instaladas no Mercado, até porque servem a cidade de Itu como um todo, é um lugar tradicional, e eles merecem respeito. Não só da oposição; merece da situação e da cidade de Itu”, afirmou.

O vereador Wilson da Farmácia também apresentou emenda. Nela, as novas regras de utilização para os permissionários só poderão ser aplicadas nos boxes que foram reformados. Os que não foram, na parte externa, seguem com as regras anteriores. A emenda do Executivo, por sua vez, dá um prazo de 24 meses após 90 dias da publicação da lei como regra de transição para os permissionários.