Projeto Geladeira do Conhecimento do Rotary entrega segunda biblioteca

Foto: Divulgação

O projeto Geladeira do Conhecimento, lançado pelo Rotary Club de Itu no PAM (Pronto-Atendimento Municipal) da Vila Martins em janeiro de 2020, retornou com a adesão dos demais clubes do Rotary na cidade. Assim, além do Rotary Club de Itu, tornam-se também integrantes do projeto o Rotary Club de Itu Convenção, o Rotary Itu Terras de São José, a AFRI – Associação das Famílias de Rotarianos e o Rotaract, clube integrado por jovens de até 30 anos.

 Com isso, foi instalada a segunda geladeira-biblioteca do projeto, agora contemplando o Centro da cidade. Desta vez, no Centro de Referência da Mulher, ambulatório de especialidades da Secretaria Municipal de Saúde. O referido equipamento de saúde fica na Rua Santana, 319, e atende cerca de 150 pacientes por dia, provenientes de encaminhamentos das UBS’s e ambulatórios, explicam a Diretora Assistencial da Saúde do município, Carla Chiaravalle Braimis, e a enfermeira Coordenadora do Ambulatório, Ana Carolina Tegão.

O objetivo do projeto é proporcionar o acesso a livros de conteúdos diversos, com o propósito de fomentar a cultura da leitura. A formatação do projeto constitui-se em disponibilizar livros dispostos em carcaças de geladeiras devidamente identificadas e decoradas de forma a incentivar o público abri-la e a explorar o seu conteúdo. Os locais elegíveis para receber a “Geladeira do Conhecimento” são aqueles que não possuam biblioteca tais como centros comunitários, associações de bairros, escolas, creches, dentre outros.

Aos leitores e à sociedade é solicitado que leiam, devolvam os livros, incentivem a leitura e, ainda, doem livros. A supervisão é do Rotary através de rotarianos e ou voluntários autorizados que comparecerão periodicamente ao local para tratar da organização e reposição. O projeto conta com a colaboração de munícipes na doação de carcaças de geladeira, sua decoração, seu transporte e, especialmente, de livros de boa qualidade física e sobretudo intelectual para leitores diversificados.Não são aceitos livros escolares que contenham exercícios já respondidos.

 Projetos elaborados pelo Rotary são destinados à sociedade e precisam do apoio e colaboração efetiva dessa mesma sociedade. Livros que porventura estejam guardados e até incomodando na sua residência podem ser fonte de educação e cultura para o seu semelhante. Considere doá-los. Você pode: entregá-los a um rotariano/rotaractiano; levar à sede do Rotary na Rua Prudente de Moraes, 463, Vila Nova, entregando-os à zeladora (nos fundos do prédio); enviar um e-mail para rotaryclubdeitu@gmail.com e será providenciada a retirada na sua casa ou escritório.

6 comentários em “Projeto Geladeira do Conhecimento do Rotary entrega segunda biblioteca

  • 05/01/2021 em 02:26
    Permalink

    Parabéns Rotary e Rotarianos. Somente educação e cultura movem o ser humano a um futuro melhor em todos os sentidos.

  • 05/01/2021 em 08:02
    Permalink

    Bom dia, muito boa reportagem

  • 05/01/2021 em 08:31
    Permalink

    Tenho muito orgulho de ser rotariano e poder participar de projetos como esse, levando mais cultura para a comunidade ituana e em parceria com os demais clubes. Parabéns a todos os companheiros dos demais clubes e à sociedade ituana que participou doando os livros para o projeto.

  • 05/01/2021 em 09:35
    Permalink

    Importante iniciativa do Rotary e ótimo apoio do jornal para que ampliemos as possibilidades da população se interessar por leitura e novos conhecimentos.

  • 05/01/2021 em 10:16
    Permalink

    Parabéns por mais um excelente trabalho!

  • 05/01/2021 em 11:06
    Permalink

    Excelente Projeto, Parabéns a todos os envolvidos nele!!! Parabéns ao Jornal Periscópio pela divulgação!!!

Os comentários estão desativados.