Projeto “Respeito à Diversidade” visita escolas de Itu e Salto

As escolas das cidades de Salto e Itu estão recebendo, desde o dia 1º de outubro, a visita da professora Maria Eduarda de Camargo com o projeto Respeito à Diversidade, representante da Aliança Nacional LGBTI+ na cidade de Salto e Coordenadora de Assuntos de Transexualidade e Gênero na cidade de Itu.

O projeto leva informações sobre legislações, direitos e deveres para as gestões das escolas. Em Itu, já foram visitadas as escolas Anthenor Fruet, Dr. Cesário Mota, José Leite Pinheiro Junior, Cícero Siqueira Campos e Prof. Rosa Maria Madeira Marques Freire. Em Salto, as escolas que receberam a visita de Maria Eduarda foram Cemus V, Nazarena, Acylino do Amaral Gurgel, Mirinha Tonello, Otilia de Paula Leite e Francisco Rigolin.

O material foi elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, pela Coordenação de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual e pela Aliança Nacional LGBTI+, e encaminhado através da Diretoria de Ensino a todas as escolas da região.

“Eu tenho a obrigação como professora, cidadã e pelos cargos que ocupo hoje em levar informação correta. Sou uma mulher transexual e em cada escola, a cada passo que dou, sinto que são décadas de preconceito e intolerância e violência que desaparecem. Nos tempos atuais é importante lembrar que o discurso de ódio no nosso país não é somente imoral, mas é ato criminoso, por isso levo nas escolas cartazes do Governo do Estado com o número para denúncias e lembro às pessoas que devemos aprender a conviver com a diferença. Somos diferentes, mas não desiguais”, relata Maria Eduarda.

“Infelizmente devo alertar que o ódio tem feito pais matarem seus próprios filhos e que tenho atendido na nossa região pedido de ajuda de crianças e adolescentes em caráter de abandono por razão da sua identidade”, prossegue.

O projeto tem sido bem acolhido pelas escolas e comunidades e tem ajudado famílias, professores e alunos a viver através de uma cultura de paz e respeito. A meta do projeto é atender mais 26 escolas. O número para denúncia de discriminação homofóbica é (11) 3291-2700, e para entrar em contato com a Professora Maria Eduarda de Camargo, basta contatá-la pelas redes sociais – Facebook: Maria Eduarda de Camargo (Duda); e Instagram:  @zamboniduda.