Projetos que autorizam empréstimos à Prefeitura são aprovados pela Câmara

Proposituras que permitem que o Executivo contraia financiamento com o Banco do Brasil passaram por unanimidade dos presentes

 

A Câmara Municipal aprovou na última sexta-feira (29/06), em duas sessões extraordinárias, projetos do Executivo para a contratação de empréstimos junto ao Banco do Brasil. Tais financiamentos, na ordem de R$ 3,5 milhões e R$ 5 milhões, visam, respectivamente, modernizar a iluminação pública e a aquisição de máquinas e equipamentos para a infraestrutura viária e mobilidade urbana.

As duas sessões necessárias para a aprovação dos projetos ocorreram no período da tarde. Na primeira, os vereadores Luciano do Secom e Reginaldo Carlota estiveram ausentes. Os dois projetos passaram por 10 votos a zero. Na segunda discussão, com Luciano presente, as proposituras foram aprovadas por 11 votos a zero.

Nenhum vereador fez uso da palavra na primeira discussão. Na segunda discussão, Maria do Carmo Piunti foi a primeira a falar. Ela disse que não faz “oposição sistemática” e enalteceu a administração por se habilitar a esse empréstimo. “Iluminação pública não se trata apenas de aparência; ela está intimamente ligada a uma questão de segurança”, disse a vereadora, pedindo que o prefeito Guilherme Gazzola seja generoso e estenda as melhorias na iluminação para os bairros mais carentes.

Normino da Rádio, porém, fez uma observação ao projeto, dizendo que o prazo para discussão do mesmo foi muito curto. “Eu não vou votar mais projetos com apenas dois dias. Foi lido na última sessão. Respeito a ATL (assessoria técnico-legislativa), respeito os funcionários da Prefeitura, mas deixam a desejar com a gente. É minha opinião, minha crítica”, afirmou o edil, dizendo que tem o hábito de se “debruçar” sobre os projetos.

Macruz foi na mesma linha: “Um projeto dessa magnitude não tem como votar contra. Agora, nós temos que lembrar que somos partícipes”. O edil pediu que a Casa de Leis possa participar mais ativamente desses projetos. José Galvão também fez solicitação no mesmo sentido. Líder do prefeito, Givanildo Soares compreendeu a preocupação dos edis.

“A preocupação de vocês é salutar. Com exceção a esse, que o banco só mandou agora, há pouco tempo liberou, e o prazo nosso é agora”, disse Giva, informando que levará a reivindicação à Prefeitura. “Só me dá alegria em saber que essa Câmara tem preocupação com o que está votando”.

No segundo projeto, para a aquisição de máquinas, a vereadora Maria do Carmo voltou a enaltecer os empréstimos, dizendo que eles terão juro diferenciado para o Poder Público. Ela também disse que a secretaria de Serviços Urbanos necessita desses equipamentos, já que hoje praticamente não dispõe.

Ela, porém, deixou um “senão”: os equipamentos deveriam também ir para a Secretaria de Serviços Rurais. A vereadora disse que vem acompanhando o trabalho do secretário Adauto Gonçales e informou que há um projeto semelhante para aquisição de máquinas para o departamento rural. Ela então pediu ao prefeito que envie à Casa de Leis tal propositura.

 

As melhorias previstas

Segundo a exposição de motivos dos projetos, a Prefeitura pretende modernizar a iluminação pública da cidade, instalando lâmpadas de LED – que são mais econômicas e eficientes que as atuais. Um plano luminotécnico será realizado pela municipalidade. Com o outro empréstimo, serão adquiridos maquinários para atender demanda de tapa buraco, capina e microdrenagem, por exemplo.