Propaganda eleitoral no rádio tem início

Começou ontem (09) a propaganda eleitoral em rádio e TV. No caso de Itu, sem emissora de televisão com concessão pública, o horário político será transmitido apenas pelas ondas de rádio, mais precisamente nas emissoras Cidade FM (104,7 MHz) e Convenção AM (670 kHz).

A transmissão será dividida. A Cidade transmite de 9 a 26 de outubro, enquanto a Convenção transmite de 27 de outubro a 12 de novembro. Serão dois horários de transmissão: pela manhã (das 7h às 7h10) e na hora do almoço (das 12h às 12h10). Além dos vinte minutos diários, as coligações terão inserções ao longo da programação.

Das oito chapas majoritárias, cinco terão direito a tempo. A coligação “Itu Feliz de Novo”, que tem Rita Passos (MDB) como candidata a prefeita, tem o maior tempo: 3min35. Em seguida vem a coligação “Itu Avançando com Inovação”, que tem Matheus Costa (Avante) como candidato, com 2min25. Já a coligação “Para Itu Continuar Avançando”, que tem o candidato a reeleição Guilherme Gazzola (PL), irá dispor de 2min16.

  Também terão direito a tempo de horário eleitoral as coligações do Partido dos Trabalhadores, com Prof. Anderson Silva (PT) para prefeito, com 1min20. Por último, a coligação do Partido Trabalhista Brasileiro, que lançou o ex-vereador Carlota (PTB) para prefeito, terá apenas 24seg de tempo.

  Não terão direito a tempo de horário eleitoral as coligações de Capitão Dias (DC), Dr. Renato Koga (PRTB) e Ocimar Scopel (PTC). Pelas novas regras da cláusula de barreira, que estabelece critérios de desempenho eleitoral para o acesso de partidos a recursos do Fundo Partidário e ao tempo gratuito de rádio e TV, os partidos PMN, PTC, DC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não têm direito a tempo no horário eleitoral.