Proprietária de chácara em que pit bulls de rinha foram achados alega inocência

Espaço que abriga restaurante de empresária proprietária da chácara foi alvo de pichações Foto: Nayara Palmieri

Na edição anterior, o Periscópio noticiou que, na noite de segunda-feira (16), a Polícia Civil havia resgatado 33 cães da raça pit bull em uma chácara situada no bairro Chácaras Reunidas Ipê, em Itu.

Ainda na reportagem, foi noticiado que os animais seriam usados em rinhas e que o caso está relacionado com o ocorrido na cidade de Mairiporã/SP, em que um dos presos no esquema de luta entre cães era o responsável pela chácara.

No local, de acordo com a Polícia Civil, foram encontrados anabolizantes, medicamentos, além de outros animais, como bodes e gambás. Os cachorros se encontravam acorrentados, magros, doentes e famintos.

Atualizando os fatos, de acordo com as autoridades, a chácara em que os animais se encontravam, pertence a ex-modelo Paula Sacchi, empresária, proprietária de um restaurante situado no Centro de Itu.

O JP tentou contato com o advogado da empresária, Dr. Wilson Muscari, porém não obteve sucesso. Em entrevista recente à TV TEM, Muscari alegou que sua cliente desconhecia o que ocorria em sua propriedade, alegando que ela havia alugado o espaço para o peruano Brayhan Canavang Escobar, que acabou preso durante a operação contra a rinha internacional de cães, desconhecendo que os animais estavam em situação de maus-tratos. O advogado disse ainda que a empresária tentará recuperar os animais e transformará a chácara em um abrigo. 

Sobre os animais resgatados, estes foram retirados no local na terça-feira (17), após aproximadamente 17 horas de força-tarefa, com os cães sendo castrados, vermifugados, vacinados e submetidos a exames, com encaminhamentos a ONGs de diferentes cidades do Estado de São Paulo.

Declaração
A reportagem também tentou contato com Paula Sacchi, não obtendo retorno até o fechamento desta edição. Porém, a ex-modelo, que deveria ter prestado depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Itu na última quinta-feira (19), não tendo comparecido por ter passado mal, concedeu uma entrevista para a TV TEM.

Na oportunidade, ela afirmou que havia alugado a chácara para Brayhan, com quem tinha uma amizade de 16 anos, tendo se juntado para abrir o estabelecimento especializado em comida italiana. “Eu trouxe meus cachorros de São Paulo e ele trouxe os dele. Então, ele morava na chácara e ficava com os cachorros. Dos 33, 14 eram meus”, disse Paula à emissora.

A empresária afirmou ainda que os animais ali encontrados não estavam mal cuidados, além de alegar a realização de visitas frequentes ao local. Paula disse ainda ser contra a prática de rinhas e conta o que sentiu quando soube do ocorrido. “Parecia uma bomba. Parecia que tinha caído uma bomba atômica. Eu não podia acreditar naquilo. Eu abomino esse tipo de prática”. 

A ex-modelo, ainda durante a entrevista, disse desconhecer o paradeiro de Brayhan, liberado da detenção assim como outras 39 pessoas após audiência de custódia, além de afirmar que não o mais considera como amigo. O JP tentou contato também com Brayhan Canavang Escobar e não obteve retorno às ligações.

Questionada a respeito do espaço em que os animais foram encontrados, a Prefeitura de Itu informa que o local se trata de uma propriedade particular residencial e, enquanto imóvel, se encontra regular, não existindo porém, regularização de atividades desenvolvidas no espaço. 

A administração municipal reforça que o que ocorreu no local foi algo criminoso e clandestino e, diante da gravidade do caso, “externa sua profunda consternação e vem colaborando dentro de suas atribuições legais com o andamento da ocorrência desde o início”.

A Prefeitura explica ainda que, como se trata de uma ocorrência criminal, a mesma segue as limitações estipuladas por lei, tendo dado apoio à ação policial com presença do Canil da Guarda Civil Municipal, que atuou na abordagem inicial da chácara e preservou o local posteriormente. Além disso, a administração municipal se colocou à disposição para prestar suporte por meio da Vigilância Sanitária e o Centro de Controle de Zoonones. 

Também de acordo com a Prefeitura, foi fiscalizado o restaurante de propriedade de Paula Sacchi, com este se encontrando regular com o Certificado de Licença Integrado (CLI), licença da Vigilância Sanitária, Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), adequação de fachada e adequação de reforma e toda a documentação em dia. 

Pichação
O prédio em que funciona o restaurante  especializado em comida italiana de propriedade de Paula amanheceu na sexta-feira (20) com diversas pichações contra a empresária e Brayhan, com os dizeres “assassinos”. O imóvel, porém, não é de propriedade de ambos e sim alugado.

A reportagem esteve em contato com familiares da proprietária do espaço, que disseram estar assustados com o caso e temem por outras ações de vandalismo, assim como a integridade física da dona do espaço, uma idosa.

Está prevista para o início da tarde deste sábado (21), na Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), por volta das 12h, uma manifestação “contra a soltura dos criminosos que usavam pit bulls para rinhas”.

3 comentários em “Proprietária de chácara em que pit bulls de rinha foram achados alega inocência

  • 22/12/2019 em 23:40
    Permalink

    Essa puta miserável tinha que tá era presa

  • 23/12/2019 em 08:54
    Permalink

    Duvido, essa mulher é um demônio, tem que ser preso,todos os envolvidos vão ter uma vida mergulhada na desgraça, quem faz maldades com os animais, faz qualquer coisa,desgraçada, amaldiçoada

  • 23/12/2019 em 12:10
    Permalink

    Seus lixos tinha até um médico que não merece ser chamado de médico. Parabéns aos policiais pelo operação .

Os comentários estão desativados.