Pula a fogueira!

Quadrilhas, quentão, pipoca e milho verde… Ah, as festas juninas…

Gabriela Prado

O mês de junho é aguardado por muitos por ser repleto das tradicionais festas juninas, que contam com comida boa, bebidas quentes deliciosas e brincadeiras para toda a família.

De acordo com historiadores, essa festividade chegou ao Brasil na época colonial e possui duas possíveis origens de surgimento. Uma delas indica que a religião impulsionou a festa, por ser uma homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. A outra teoria diz que a festança foi originada em países católicos da Europa, sendo homenagem apenas a São João, e no início era chamada de Joanina.

No começo de tudo, ainda na época colonial, a folia junina adquiriu para si culturas de alguns países, como as danças da França – que no final originaram nossa quadrilha –, a tradição de soltar os fogos de artifícios, da China, e a dança de fitas, bastante comum em Portugal e na Espanha.

 

Comes e bebes

Junho é o mês conhecido pela vasta colheita de milho e, por isso, muitos dos quitutes das festas juninas têm como ingrediente principal o milho, como é o caso da pamonha, do cuscuz, canjica, bolo de milho e até o milho cozido. Claro que muitas outras comidas das festas são influências brasileiras, como o caso do morango no chocolate e os brigadeiros, mas grande parte é feita com o cereal.

O vinho quente e o quentão são as bebidas mais típicas e pedidas nas folias. O vinho quente possui pedaços de maçã e outras frutas (laranja, limão), e o quentão geralmente é feito com gengibre, dando um leve toque ardido. Dá até água na boca!

 

Brincadeiras e tradições

As fogueiras são tradições pagãs e são uma forma de comemorar o solstício de verão. Na cidade as fogueiras são pouco feitas, mas ainda fazem parte da história das festas juninas. Os fogos de artifício, de acordo com a tradição popular, são usados para acordar São João e são uma tradição de Portugal, sendo uma mais utilizada no Nordeste brasileiro. Os balões são proibidos no Brasil por lei, mas são uma tradição que surgiu em Portugal.

A quadrilha era um costume de camponeses europeus durante a Idade Média e foi trazida para o Brasil no século XIX, onde foi misturada com danças e tradições brasileiras. Esse tipo de dança varia muito de região para região e é representada de forma bem animada, contando até com noivos na sua versão brasileira, já que Santo Antônio, um dos homenageados na folia, é considerado o santo casamenteiro.

 

A folia em cada região

Em Itu e no restante do estado de São Paulo, as quermesses são bastante realizadas na época, com quadrilhas e barracas com brincadeiras como pescaria, roleta e bingo. No Nordeste, o forró, xote e baião são os estilos musicais mais presentes nas folias. Já em Portugal, a sardinha assada, os foguetes e as marchas populares são os costumes principais.

As barracas de comes e bebes não variam muito, pois sempre seguem o padrão de oferecer variedades de salgados, doces e bebidas frias e quentes, sempre com o milho como protagonista da culinária junina.

 

Vestes e maquiagem

A festa junina é marcada pelo chapéu de palha, estampa xadrez, jeans e babados coloridos com mix de estampas, para remeter à “roça”. As crianças, na folia, são maquiadas com lápis e batom. As meninas geralmente utilizam chapeuzinhos com trancinhas e ganham pintinhas pretas nas bochechas e blush bem rosado, e os meninos ganham as barbas e bigodes de mentira, também feitos com lápis preto.

 

Receita de quentão de gengibre

Aproveitando que junho é marcado pelo friozinho, que tal tomar um quentão de gengibre revigorante e saboroso?

Você vai precisar de:

·      5 limões;

·      1 pedaço de gengibre picado;

·      5 cravos-da-índia (ou cravinho);

·      4 pedaços de canela em pau;

·      1 litro de água;

·      2 copos de açúcar mascavo.

Basta colocar todos os ingredientes numa panela ou caldeirão e levar ao fogo alto até ferver. Após fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 a 10 minutos. Coe, sirva e saboreie a bebida.