Quaresmeiras em Flor

Certa vez, numa palestra do querido amigo e renomado médico Dr. José Carlos Safi, foi por ele utilizada uma dinâmica, em que passou entre os participantes, de mão em mão, um pequeno vaso com uma muda de jasmim. O aroma de suas flores logo contagiou a todos.

As flores se doam e se abrem totalmente e nós quase nunca apreciamos este belo espetáculo.

Há algum tempo a FOLHA publicou, na capa, uma foto de deliciosas quaresmeiras em flor, com a manchete: “Árvores estressadas dão mais flores em São Paulo”.

Devo confessar que adoro flores, pois, além de alegrar os olhos, nos sensibiliza ver a doação da árvore, mesmo ressentida, espalhando suas melhores flores e cores a milhares de pessoas que passam diariamente, por exemplo, pela Avenida 23 de maio.

Aqui também em nossa cidade, na Praça Duque de Caxias, há uma quaresmeira cuja carga de flores vai do chão ao seu topo, atraindo a todos que por ali passam. Outra florada que vale a pena citar é a da Marginal – Avenida Otaviano Pereira Mendes – com seus generosos ipês amarelos. É uma festa para os olhos!

Segundo biólogos, as plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir maior quantidade de sementes. No caso das quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais viçosas e abundantes, chegando a florir até três vezes por ano.

Com toda sua carga florida e se insinuando, parece-nos que as árvores estão pedindo: Pessoal, eis as nossas flores”.

Que coisa linda isso, diante de tantas coisas tristes que presenciamos todos os dias.

Eis um belo exemplo a ser seguido: Como as quaresmeiras em flor, que se preocupam em produzir sempre mais, nos empenhemos em transmitir nossas melhores energias aos que vivem desanimados.

 

Ditinha Schanoski

Cadeira nº 09 | Patrono Benedito Motta Navarro