“Quartel de Itu” terá novo comandante

Por Daniel Nápoli

Atual comandante Cel. Ricardo Alves Pereira ao lado de seu substituto à frente do efetivo, Ten. Cel. Clayton Ricardo Pontes Foto: Daniel Nápoli

Nesta segunda-feira (20), o 2º GACL – Regimento Deodoro (Quartel de Itu) realizará, dentro das comemorações de 102 anos de sua fundação, a passagem de comando da unidade. Na oportunidade, o Coronel Ricardo Alves Pereira, depois de dois anos atuando na cidade, passará o comando do Regimento Deodoro para o Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes.

As comemorações darão início a partir das 9h30 com a inauguração do retrato do Cel. Ricardo Alves Pereira no painel de antigos comandante do Quartel de Itu. Na sequência, às 10h, será realizada a solenidade de passagem de comando no pátio Marechal Levy Cardoso.

Ao Periscópio, o Cel. Pereira falou sobre o período em que esteve à frente do Regimento Deodoro. “Embora eu não seja ituano, eu graças a Deus recebi o título de cidadão ituano. Me sinto muito feliz. Isso graças a essa ligação que eu tive muito forte com o Estado Brasileiro presente aqui em Itu, personificado pela Prefeitura, pela Câmara dos Vereadores, pelo Poder Judiciário e também pela ligação com a sociedade ituana”.

O Coronel falou do trabalho desenvolvido em Itu. “Nós tivemos aqui várias campanhas para ajudar a população mais carente, doávamos alimentos, agasalhos, tivemos ações cívico-sociais em parceria com a própria Prefeitura em que nós fazíamos atividade de atendimento médico, hospitalar, dentário, confecção de documentos, entrevistas de empregos. Para aproximar o Exército da sociedade.”

Após relembrar sua trajetória, o militar deixa uma mensagem de despedida. “Levo inicialmente muita saudade, saio daqui muito saudosista e deixo uma mensagem principalmente para o jovem ituano que esteve servindo aqui e aqueles que em futuro próximo ou até mais distante irão servir, que continuem buscando seus objetivos, que continuem estudando, que busquem sempre um objetivo à frente. Que aproveitem os momentos em que a vida lhe dá oportunidade para conseguir alcançar seus objetivos”.

Designado para um curso de política e estratégia no Rio de Janeiro, na Escola de Comando Estadual do Exército, finaliza com emoção. “Deixo amizades aqui em Itu que eu vou guardar em meu coração para o resto da minha vida”.

Novo comandante
Nascido em 21 de fevereiro de 1976, na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo, o Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes viverá a sua terceira passagem na cidade de Itu (já esteve na unidade exercendo outras funções). Filho de Mauricio Aparecido Pontes e Sonia Regina Dias Pontes Lopes, incorporou ao Exército em 1994 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia, quatro anos depois.

Seguindo com sua trajetória, possui os seguintes cursos militares e civis: Curso de Instrutor de Educação Física; Curso de Planejamento de Emprego do Sistema de Mísseis e Foguetes; Curso de Operações Psicológicas do Exército da Colômbia; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército; pós-graduação Strico Senso – Mestrado em Ciências Militares; pós-graduação Lato Senso em Direito Militar e pós-graduação Lato Senso em Estudos de Política e Estratégia.

Como Oficial Subalterno, serviu no 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e no Centro de Instrução de Aviação do Exército. Como Oficial intermediário, serviu no 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (Regimento Deodoro – no ano de 2006 a 2007 e posteriormente em 2013), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército e foi Observador Militar das Nações Unidas na Libéria.

Como Oficial do Estado-Maior, serviu no Comando da Artilharia Divisionária da Primeira Divisão de Exército e foi instrutor de operações de Paz na Escola de Missões Internacionais do Exército da Colômbia. Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2018. Estava servindo na Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército.

Ao JP, o futuro comandante fala sobre o retorno a Itu. “Me senti extremamente feliz em poder retornar a encantadora cidade de Itu e à essa unidade do Exército Brasileiro, que é uma unidade respeitada dentro do próprio Exército, uma unidade que devido a sua história centenária sempre esteve ativamente participando de vários eventos sociais e históricos do país e eu fui muito feliz aqui. Tive a oportunidade de ser selecionado pelo comando do Exército para retornar como comandante. Me sinto honrado de poder comandar uma unidade da envergadura do Regimento Deodoro, que é uma unidade que tem todo o seu valor histórico e que tem um padrão de gestão administrativa e operacional altíssimo”.

Ainda sobre seu retorno, o Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes aproveita para destacar o carinho para com a população. “A sociedade ituana sempre abraçou a mim e a minha família nas duas vezes que passei aqui. Nós estamos chegando realmente de coração aberto e muito felizes de voltar ao convívio da sociedade ituana que sempre tão bem nos recebeu”, diz o militar, que é casado e possui um filho.