Recheado de saúde

O bolo – alimento à base de farinha, geralmente doce e cozido no forno – está presente nos momentos mais doces e felizes das nossas vidas, seja em aniversários, casamentos, chá revelação ou até mesmo em um simples café da tarde com a família e amigos.

Porém, o bolo nem sempre foi assim como conhecemos hoje. Acredita-se que a iguaria tenha tido origem no Egito Antigo, quando era preparada na forma de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Mais tarde, os gregos e romanos aperfeiçoaram e passaram a oferecer um preparado redondo de mel e pão, coberto de velas acesas, que simbolizava a lua cheia, símbolo de Ártemis, deusa da fertilidade, caça e maternidade.

No entanto, a diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada e aprimorada durante o período renascentista pelos romanos, dominadores da técnica da fermentação, procedimento muito importante no preparo deste alimento. O bolo foi denominado assim, também por esse povo, por conta do formato redondo que remete à bola.

Novas receitas

Apesar de ter a fama de ser o “vilão” das dietas, o ditado popular “para tudo na vida dá-se um jeito” nunca fez tanto sentido como agora na confecção dessa iguaria. Isso porque os bolos vêm ganhando novas receitas que permitem que qualquer pessoa o aprecie sem problema algum.

Antônio Jairo Savioli Jr. e Kemella Fernanda Zonatti, proprietários da Q BOLO, mantêm a tradição em algumas receitas, mas também inovam em outras, oferecendo opções para todos os gostos e necessidades. “Temos uma linha de bolos caseiros feitos de forma artesanal, onde utilizamos ingredientes naturais, sem conservantes e essências, e com muito amor e carinho”, diz Kemella.

A parte da inovação fica por conta da nova linha de bolos “Bem-Estar”. “Todos os bolos desta nova linha são adoçados com xilitol. Esse adoçante pode ser consumido por diabéticos. Era triste ouvir os nossos clientes dizerem que tinham vontade de comer mais bolos, mas não podiam devido aos problemas de saúde, como diabetes, intolerância à lactose, glúten ou que estavam fazendo dieta para perder peso”, relata.

Além de serem saborosos, as novas receitas de bolos também são benéficas para a saúde. “Temos bolos integrais, funcionais, low carb, proteico, sem glúten, sem lactose e vegano. Os bolos integrais/funcionais são essenciais para uma dieta equilibrada. Eles trazem diversos benefícios à saúde, como o aumento da saciedade, o emagrecimento, o bom funcionamento do intestino e auxílio no combate de problemas como diabetes e colesterol alto”.

E para quem não quer sair da dieta, também há opções. “Quem opta por seguir uma dieta low carb não quer dizer que terá que dar adeus àquele cafezinho com bolo bem fofinho e saboroso. Na Q BOLO há diversas receitas de bolos low carb, feitos com farinha de amêndoas, de coco e de amendoim. Sem dúvida, dá para matar a vontade de comer um bolinho sem quebrar a dieta”, finaliza Kemella.

Curiosidades sobre os bolos

  • Foram os romanos que introduziram bolos em eventos comemorativos. Alguns historiadores apontam que, em casamentos, as famílias ricas preparavam massas com ingredientes especiais e as ofereciam aos deuses. Os bolos não eram comidos, mas amassados e arremessados na direção dos noivos;
  • O primeiro bolo de andares que se tem notícia teria sido feito para o casamento de Catarina de Médici com Henrique II da França em 1533;
  • Em 1568, na Alemanha, no casamento de Guilherme da Baviera com Renata de Lorena (França), o bolo tinha mais de 3 metros de altura e dele saiu Ferdinando da Áustria;
  • No reinado da Rainha Vitória I do Reino Unido, houve muitas festas com bolos de até 200 kg e com 2 metros de altura;
  • As velas colocadas em cima do bolo surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça delas tinham o poder de proteger o aniversariante para o ano vindouro;
  • Na modernidade, a tradição mudou de objetivo, propondo ao aniversariante apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido que só se realizaria se fosse mantido em segredo.