Recreação: a melhor atividade para as férias dos pequenos

Essa modalidade de atividade auxilia no crescimento físico e intelectual das crianças. Confira algumas dicas para entreter a garotada

Gabriela Prado

Férias é bom para todo mundo! As crianças descansam e se divertem e seus pais ou responsáveis podem tirar um tempo a mais com suas atividades pessoais e profissionais. Mas já pensou como seriam as férias se estas tivessem recreadores para brincar com seus filhos?

As colônias de férias são os locais em que as crianças podem brincar e se divertir com pessoas capacitadas para o trabalho e também dispostas a oferecê-las muitas risadas e brincadeiras para que o descanso do ano letivo não passe em branco.

Antes de colocar seu (a) filho (a) em qualquer local de recreação em que sejam desenvolvidas atividades fora da rotina comum da criança, é importante saber se esta quer. A criança não pode se sentir forçada a realizar atividades que devem deixá-la à vontade e feliz.

 

História da recreação

Segundo o que se lista sobre a história da recreação, a principal abordagem remete aos Estados Unidos. No final do século XIX, quando ocorreu uma ampla difusão do recreacionismo, a proposta de recreação foi ganhando outros conceitos. A criação de espaços próprios para a prática de atividades recreativas, consideradas saudáveis, higiênicas, moralmente válidas, produtivas e vinculadas à ideologia do progresso, foi um fator importante na história da mesma.

“Educar as pessoas a usar positivamente seu tempo livre. A filosofia dessa época era ajudar as pessoas mais necessitadas e sem educação. É por isso que a filosofia e a missão original da recreação estadunidense se centraram em oferecer atividades que enriquecessem e melhorassem a qualidade de vida das pessoas participantes” é o significado amplo de recreação, baseado em estudos de R. V. Russell.

Muitas alterações que a recreação sofreu até os dias atuais se devem ao fato de que as origens da recreação norte-americanas, como a criação de playgrounds e parques infantis, funcionaram muito bem no Brasil. A recreação consolidou-se, atualmente, até mesmo como emprego e estilo de vida. A recreação também se expressa em praças de esporte, recreio e jardim, já que toda e qualquer atividade, física ou não, que envolva alguma interação social e também o uso do raciocínio pode ser considerada recreativas.

 

A importância da recreação para a criança

Além de proporcionar à criança momentos de brincadeiras e alegrias, a recreação também é muito importante para o crescimento pessoal e intelectual desta, além de auxiliar no crescimento físico da criança, fazendo com que esta se adapte a exercícios. Dinâmicas de jogos estratégicos e desafios de lógica também fazem parte da recreação para crianças.

É importante ressaltar, também, que as atividades físicas devem ser feitas acompanhadas de pessoas qualificadas para a tarefa, como educadores físicos e equipe capacitada de recreadores. Cada criança deve seguir seu ritmo e não forçar o que não deve, já que estas estão em fase de crescimento. A alimentação também deve ser mais regrada nas férias, principalmente quando a criança realiza bastante esforço físico.

 

Tipos de recreação

Como a definição de recreação é ampla, a mais comum para as férias dos pequenos é a colônia de férias. Acampamentos também se tornam grandes concentrações de diversão e trabalho em equipe.

A recreação se divide em quatro “modalidades”:

  • Jogos: atividades recreativas competitivas, nas quais o objetivo é vencer; há começo, meio e fim definidos e termina quando o objetivo é alcançado; há regras explícitas a serem seguidas e arbitradas. Gincanas, caças, jogos de tabuleiro e esportes, como vôlei e futebol, são exemplos de jogos para recreação;
  • Brincadeiras: atividades recreativas que se desenvolvem sem competição; não há objetivo em se vencer, apenas prazer em se praticar; tem começo bem definido sendo que o meio e o fim da atividade se confundem, pode não haver finalização formal, terminando quando o recreador definir. Ex.: músicas com danças, brincadeiras de roda, artesanato, teatro, dentre outros;
  • Externas: atividades recreativas desenvolvidas em ambientes externos, como campos, quadras, piscinas e matas. Procura-se aplicar a maior parte das atividades externamente, em contato com a natureza ou sob sua paisagem. Esportes de um modo geral, caças, gincanas terrestres e aquáticas, se enquadram nesse tipo de recreação;
  • Internas: atividades recreativas desenvolvidas em ambientes internos (como salões, refeitórios, salas de artes, ginástica, etc.) por opção ou por necessidade, como em dias de chuva ou quando necessitam de equipamento ou material específico que só pode ser encontrado internamente, como os das salas de ginástica. Bingo e torneios de jogos de mesa são boas ideias para as atividades externas.

 

Como encontrar a recreação ideal

Para que você encontre a recreação ideal, é necessário procurar por locais que realizam esse tipo de entretenimento com crianças. Geralmente as escolas de idiomas, buffet infantis e clubes oferecem esse serviço.    Há alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o acampamento ou local de recreação para as férias das crianças: clima; época do ano; espaço e infraestrutura; equipamentos e materiais; divisão de atividades e períodos de descanso; atividades fixas.

Os tópicos listados precisam ser verificados com antecedência para que imprevistos não ocorram. Analisar o clima, a época do ano (estação) e também obter a tabela de atividades fixas do local escolhido são medidas que tornarão as férias das crianças planejadas e bem escolhidas. A busca por profissionais de recreação ou locais especializados nisso é indispensável. A recreação só tem a acrescentar para os pequenos e deve ser aproveitada com diversão e cautela.