Reeducando furta moto em Itu, sofre acidente e é preso na cidade de Salto

Moto usada pelo reeducando em fuga ficou avariada. Prefeitura irá ressarcir prejuízo / Foto – Divulgação/Valmir Almeida

Na tarde do último sábado (04), um reeducando integrante do convênio da Prefeitura de Itu que utiliza mão de obra prisional para a realização de serviços de limpeza nas ruas, foi preso após ter furtado uma motocicleta e tentado fugir. O caso teve início no bairro Liberdade, em Itu, e terminou na entrada da cidade de Salto.

De acordo com informações obtidas pela reportagem do Periscópio com o fotógrafo Valmir Almeida, sua filha e sua esposa chegaram em casa e, ao acionar o portão automático para adentrar com o carro na garagem, foram rendidas pelo indivíduo que realizava serviços no bairro Liberdade.

Na sequência, o reeducando exigiu as chaves de uma motocicleta da família e fugiu do local, sendo abordado pela Polícia Militar na entrada do município saltense, após este ter perdido o controle do veículo e sofrido um acidente sem gravidade.

Apesar do ocorrido, Valmir disse ao JP que o convênio é benéfico. “Esse sistema de utilizar presos condenados pode sim ser útil ao município, mas desde que recebam a devida vigilância”, pondera o fotógrafo, que acrescenta. “Já fui procurado pelos responsáveis pelos detentos e nossos prejuízos (avarias na moto acarretadas pelo acidente) serão ressarcidos pela Prefeitura”.

O Periscópio questionou a Prefeitura a respeito do programa com os reeducandos, no que diz respeito ao seu funcionamento e também quis saber se o mesmo será mantido, uma vez que entre fevereiro e o último sábado (04) foram registradas tentativas de fuga de quatro prisioneiros em diferentes pontos de Itu.

A administração municipal informou que o número de reeducandos é de 30 por jornada e que, em caso de conduta delituosa por parte de algum dos integrantes, há a troca de todo o grupo e o autor é submetido às punições disciplinares cabíveis, com a fiscalização ficando a cargo da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. A Prefeitura diz ainda que o programa será mantido.