Região avança para a fase amarela do Plano São Paulo

A cidade de Itu, que faz parte da região de Sorocaba, seguindo o determinado no Plano São Paulo, passou para a fase amarela da flexibilização da quarentena. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (07). Sendo assim, a partir deste sábado (08) até 23 de agosto (quando acontece a próxima atualização por parte do Governo), bares e restaurantes poderão funcionar com restrições.

De acordo com informações da Prefeitura, shoppings (incluindo Praça de Alimentação) poderão funcionar com capacidade de 40%, limitada das 15h às 21h. Comércio, serviços, salões de beleza e barbearias, também com capacidade limitada de 40%, podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábado, das 9h às 15h.

O consumo local em bares e restaurantes, também com capacidade limitada em 40%, somente poderá ocorrer ao ar livre ou áreas arejadas das 11h às 17h. Academias e centros de ginásticas devem operar com capacidade limitada em 30%, das 16h às 22h. Também deverão obedecer agendamento prévio com hora marcada e permissão apenas de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo suspensas).

O comércio essencial segue como antes. A permanência por 28 dias seguidos na fase amarela também permite a reabertura, com limitações, de espaços culturais como museus, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos.

“É importante lembrar que precisamos seguir todas as orientações sanitárias, usar máscara e manter o isolamento social para que a cidade possa avançar para a próxima etapa”, volta a afirmar a Prefeitura de Itu. Além da região de Sorocaba, Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Taubaté também avançaram para a fase amarela.

Já estavam na fase amarela Araraquara e Baixada Santista, além da capital e sub-regiões Leste, Oeste, Sul e Sudeste da Grande São Paulo. Com isso, 86% da população paulista está na fase amarela. Apenas duas regiões do Estado estão na fase vermelha, a mais restritiva da quarentena e que só permite o funcionamento de atividades consideradas essenciais: Registro e Franca.

Igrejas e templos

Em relação às igrejas e outras celebrações religiosas, a partir desta nova etapa poderão voltar às atividades presenciais com capacidade reduzida a 40%, evitando aglomerações e respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre pessoas.

Ninguém poderá estar nos templos ou locais de celebração sem máscaras de proteção e as janelas e portas deverão permanecer abertas para a ventilação natural dos espaços. Fiéis e colaboradores não poderão compartilhar utensílios e equipamentos.

Os locais de celebração terão de aferir periodicamente a temperatura corporal dos colaboradores e fiéis, e impedir a permanência no ambiente de quem estiver com temperatura igual ou superior a 37,5 ºC.

Aulas presenciais

O Governo anunciou também que a retomada das aulas presenciais no Estado se dará no dia 7 de outubro. Para que a previsão se concretize, é necessário que o estado esteja por 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. O retorno será gradual e, na primeira etapa, vai atingir até 35% dos alunos.

A partir do dia 8 de setembro, as escolas localizadas em regiões na fase amarela ficam autorizadas a receber os alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais. Para isso, as regiões também terão de obedecer ao critério de estar há pelo menos 28 dias na fase amarela.