Região de Itu permanece na Fase Laranja do Plano SP

Com o aumento do número de casos, internações e mortes por covid-19, o Governo de São Paulo decidiu antecipar mudanças na classificação do Plano SP, o plano de flexibilização econômica e de convivência com o novo coronavírus. As mudanças estavam previstas para ocorrer somente no dia 5 de fevereiro, mas foram anunciadas ontem (15) pelo governo.

Com a antecipação, sete regiões que estavam na Fase Amarela do plano passaram para a Fase Laranja: Bauru, Franca, Piracicaba, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Taubaté. Já a região de Marília saiu da Fase Laranja e foi para a Fase Vermelha, a mais restritiva do plano. A região de Sorocaba, a qual Itu pertence, segue na Fase Laranja. As medidas valem a partir de segunda-feira (18).

Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), a reclassificação foi uma medida preventiva necessária. “A situação vem se agravando a cada semana. Medidas são para evitar a superlotação de hospitais e unidades de terapia intensiva e falta de atendimento necessário para salvar vidas”, explicou.

Na Fase Laranja, os parques estaduais e todas as atividades permitidas na Fase Amarela agora também poderão funcionar na Fase Laranja. O atendimento presencial em bares, no entanto, está proibido nos municípios classificados na etapa laranja e com limite de horário até as 20h na Fase Amarela.

Em todos os setores, a ocupação dos estabelecimentos autorizados a funcionar é limitada a 40% da capacidade na Fase Amarela e entre 20% e 40% na Laranja. Os empreendimentos podem permanecer abertos por até 10 horas diárias na Fase Amarela e entre 4 horas e 8 horas na Fase Laranja. A Grande São Paulo e outras cinco áreas continuam na etapa amarela. Uma nova reclassificação está prevista para o próximo dia 22.