Região: Sábado de Páscoa é marcado por inaugurações de Hospital e Parque Natural

As entregas do Hospital Regional de Sorocaba e do Parque Ilha da Usina contaram com a presença do governador Geraldo Alckmin

Foto – Divulgação

O Sábado de Páscoa (31/03) contou com importantes inaugurações na região. Em Salto foi inaugurado o Parque Ilha da Usina e também revitalizados monumentos históricos, enquanto que em Sorocaba ocorreu a entrega do Hospital Regional. O governador Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB à presidência da República, participou das cerimônias.

Em Sorocaba, ocorreu a inauguração do novo Hospital Regional, o primeiro do Estado construído por meio do modelo de PPP (Parceria Público-Privada). O secretário de Estado da Saúde David Uip afirmou que o equipamento funcionará “gradativamente” e que até junho ou julho estará operando com capacidade plena, o que envolve realização de procedimentos cirúrgicos e exames laboratoriais.

O novo hospital será voltado ao atendimento de média e alta complexidade, com serviços como neurocirurgia, cirurgia cardiovascular adulto e infantil e ortopedia, além de apoio a emergências e trauma. “Nós estamos entregando o melhor hospital. Sorocaba e região vão ter um dos melhores hospitais do Brasil, feito por uma Parceria Público-Privada”, ressaltou o governador.

A nova unidade oferece 260 leitos, dos quais 144 de internação, 96 de UTI e 20 de cirurgia ambulatorial. Conta ainda com ambulatório de especialidades médicas, centro de reabilitação e fisioterapia, serviço de diagnósticos clínicos e por imagem e setor de urgência e emergência. O hospital tem 27 mil m² de área construída e possui alto grau de resolutividade e grande capacidade de atenção às urgências.

A previsão é de que, quando estiver funcionando em plena capacidade, o hospital realize por ano 12 mil internações, 6 mil cirurgias, 4 mil consultas e 25 mil exames especializados. Inicialmente, o hospital prestará atendimento ambulatorial aos pacientes, nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia plástica, ortopedia, urologia, anestesiologia, cardiologia clínica, fisioterapia e reabilitação.

Dos R$ 270 milhões investidos no novo hospital regional, 60% foram provenientes do Governo do Estado, por meio de empréstimo via BNDES, e 40% pelo parceiro privado, Inova Saúde, uma empresa do grupo Construcap. A obra do novo hospital estadual foi anunciada em novembro de 2011, mas a construção começou efetivamente em setembro de 2015. A Construcap, responsável pela obra, também vai gerenciar a parte administrativa do hospital por 20 anos. O Hospital Estadual de Sorocaba está localizado na Rodovia Raposo Tavares, km 106. Ele funcionará 24h e suas unidades de emergência atenderão adultos e crianças.

Parque Natural

Já em Salto, o Governo de São Paulo e a Prefeitura local inauguraram, também no sábado, o Parque Natural Ilha da Usina, um atrativo feito em ilha intocada há quase um século, às margens do Rio Tietê, e que teve um custo total de R$ 1.475.540,62, arcados com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur).

Além da inauguração do novo atrativo, também foram entregues as obras de revitalização de outros importantes pontos turísticos de Salto, como a Ponte Pênsil e o Caminho das Esculturas – que estavam fechados à visitação pública desde 2014 – e o Memorial do Rio Tietê, que integram o Complexo Turístico da Cachoeira.

Alckmin destacou o crescimento de Salto nos últimos anos e dos investimentos feitos pelo Governo, como a obra da Ponte Estaiada. “Hoje estamos entregando a revitalização da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas do Parque Natural Ilha das Usinas, obras que vão tornar Salto ainda mais atrativa, trazendo mais turismo e investimentos na cidade”, destacou.

Presenças
Dentre as demais autoridades presentes no evento em Salto, estavam os deputados federais Guilherme Mussi, Herculano Passos e Missionário José Olímpio. A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados estaduais Rita Passos, Rodrigo Moraes e Rogério Nogueira; e dos secretários de Estado do Turismo, Fabrício Cobra Arbex, e do Meio Ambiente, Maurício Brusadin. O prefeito de Itu Guilherme Gazzola também esteve na cerimônia.