Retirada de faixas de pedestres em rotatória gera reclamação de moradores

Por Daniel Nápoli

Nova faixa de pedestres vem preocupando moradores quanto a segurança

A retirada das faixas de pedestres da rotatória próxima ao Plaza Shopping Itu, nas imediações dos bairros Jardim Paraíso I e São Luiz, que dava acesso direto à Praça Maria do Carmo Rodrigues Navarro, está gerando reclamações junto a moradores e demais pedestres que transitam pela região.

Mesmo sem as faixas, pedestres seguem atravessando pelo local, apesar dos dois avisos colocados pela Prefeitura de Itu alertando sobre os riscos de atropelamento. Para Edna Mariano, de 34 anos, que precisa transitar entre o Paraíso I e o São Luiz diariamente, a passagem por meio da praça é necessária.

“Todo dia terei que levar e buscar minhas filhas na escola. As faixas foram retiradas e colocadas em outro ponto que ficou ainda mais arriscado. Nenhum veículo respeita e passa em alta velocidade. Para atravessar de um ponto ao outro, levamos até 15 minutos”, pontua a dona de casa.

As novas faixas ficam situadas na entrada da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), o que, ainda de acordo com a dona de casa, só gerou preocupação. “Se a Prefeitura achava que do jeito anterior o risco era grande de atropelamento, agora é muito maior. É preciso uma nova mudança, urgentemente”, desabafa. Outras pessoas que trabalham ou moram nas imediações também comentaram sobre as dificuldades de acesso, porém não quiseram se identificar.

A reportagem do Periscópio também esteve em contato com a Prefeitura de Itu para saber a respeito das mudanças realizadas no local. De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Hélio Tomba Júnior, “já apagamos as faixas antigas e pintamos novas faixas ao redor da rotatória. A rotatória é dinâmica e não para. É ela que ordena o trânsito naquele local”.

Ainda de acordo com Tomba, a mudança foi necessária para se fazer um reparo. “As faixas no local haviam sido criadas erroneamente e até o Ministério Público chamou atenção sobre isso, devido ao alto risco de atropelamentos. Agora, seguindo o Código Brasileiro de Trânsito, fizemos as pinturas de todas as faixas ao redor da rotatória, em locais adequados, garantindo mais visão aos pedestres e motoristas”.

O diretor de Trânsito acrescenta: “Numa segunda fase, pretendemos implantar faixas elevadas na área, garantindo ainda mais segurança a todos”, conclui.

Um comentário em “Retirada de faixas de pedestres em rotatória gera reclamação de moradores

  • 07/02/2019 em 09:32
    Permalink

    A verdade é que não dá pra ter faixa no meio de rotatória, eu já bati ali porque do nada param para os pedestres e a visão dentro da rotatória é péssima. Também já fui batido na traseira, antes que me digam que não respeito o pedestre: também parava para eles passarem e levei as consequências.
    Onde as faixas estão, logo na saída das rotatórias, também está péssimo. Em todo o caso, existe faixas mais a frente nas avenidas (mais afastadas das rotatórias) que ao meu ver estão bem localizadas, mas nenhum pedestre quer usar porque tem preguiça de andar até lá.
    Aí fica difícil, está ruim pra todo mundo.

Os comentários estão desativados.