Retomada do orgulho

Daniel Nápoli

A Festa dos Exageros realizada no último final de semana,na Praça da Matriz, trouxe a confirmação de algo importante: o retorno das famílias a eventos da cidade.

Desde janeiro, com a mudança da administração municipal, foi bastante falado que as atrações que passariam a ser realizadas no município, durante a gestão Guilherme Gazzola, seriam exclusivamente voltadas para as famílias, para que as mesmas pudessem desfrutar das festas com conforto e segurança.

De fato isso vem acontecendo, como havia reforçado ainda no mês de fevereiro o secretário de Turismo, Lazer e Eventos, Vinícius Salton. Não estão sendo vistos como nos anos anteriores, durante eventos nas praças, pessoas embriagadas querendo exclusivamente arrumar brigas ou até mesmo assediar mulheres que ali estavam para curtir um dia, uma tarde ou uma noite diferente na cidade.

A falta de opção, somada à falta de segurança, impedia que os ituanos saíssem de suas casas para festas criadas exclusivamente para sua diversão.Isso sem falar que a criação da Festa dos Exageros promoveu um resgate do forte que temos em Itu, que é mundialmente conhecida como a “cidade onde tudo é grande”.

O que começou com o ituano Simplício, nos tempos da “Praça da Alegria”, transformou-se ao longo dos anos em um grande atrativo turístico para o município, que durante os finais de semana recebe centenas e até milhares de turistas.

Festas como a dos Exageros, que foi uma parceria entre um empresário (Rafa Marinho) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo Lazer e Eventos, há anos eram requisitadas pela população, mas administrações anteriores não investiram neste importante atrativo.

Um evento desse porte requer parcerias e investimentos, sim, mas que podem acarretar um retorno cultural, turístico e financeiro enorme. Prova disso foram as milhares de pessoas que compareceram à Praça da Matriz, no sábado e no domingo, contando com turistas de diversas partes do estado. Isso sem falar que a Rede Globo de Televisão esteve presente com uma equipe do programa “Mais Você”, da Ana Maria Braga, para realizar uma matéria a respeito.

Ou seja, o resgate de um orgulho ituano colocou mais uma vez a cidade no cenário nacional, o que, com certeza, atrairá novos turistas e quem ganha com isso é a economia da cidade, com o comércio sendo alimentado.

Existem coisas para serem melhoradas para as próximas edições da festa,é claro, como outras opções de comidas e, porque não, bebidas gigantes, mas a primeira edição já mostrou que a população “comprou a ideia”.

Sou ituano de nascimento, mas nunca tinha visto eventos na cidade com tanta “cara de interior”, com tantas pessoas amigas, reunidas tranquilamente, apenas se divertindo. Já meus pais, paulistanos de nascimento, mas ituanos de coração, puderam matar as saudades de uma época que parece ter retornado.

Que essa retomada possa ser mantida e melhorada não só na área turística, mas como nas demais áreas, que também vêm mostrando uma reação. De qualquer maneira, a Festa dos Exageros trouxe uma esperança de reinício, de dias melhores para a cidade.