Reunião entre núcleos de teatro e atores visa promover a arte cênica

Grupo de atores e produtores de teatro de Itu se reuniram nas dependências do Nósmemos / Foto – Arquivo pessoal

Por Gabriela Prado

No último dia 31 de agosto, ocorreu nas dependências do Teatro Nósmesmos uma reunião com núcleos de teatro de Itu – e também com atores e estudantes de teatro – para debater formas de divulgar e promover o teatro na cidade.

Juliano Mazurchi, do Teatro Nósmesmos, contou ao Periscópio como foi decidida tal reunião, sendo chamados, inicialmente, os grupos Barracão Cultural e Yara Produções para uma conversa sobre teatro. “Juntamente com o Elton Santana [do Barracão], Yara Nápoli e Christian Hilário, convocamos os líderes de grupos atuantes para um papo”, informou sobre o encontro, ocorrido antes do dia 31,  que também contou com representantes dos grupos Cia. Balaio em Cena, Metamorfose, Os Más Cia., Arte na Veia e Corifeu.

Para a reunião do dia 31, ainda segundo Juliano, também foram chamadas pessoas que fazem ou faziam teatro em Itu e também estudantes de teatro. “Falamos sobre como é importante aqueles que querem se dedicar à arte de atuar passarem por um processo de estudo, para que possamos cada vez mais melhorar a qualidade artística dos espetáculos; sobre as dificuldades de montar espetáculos e quais os caminhos para podermos produzir com mais frequência e também sempre pensando na qualidade dessas produções, da importância de se ter um diretor que possa sempre agregar novas linguagens e de nos renovarmos”, relata. “Discutimos muito sobre a importância de sempre formar um público apreciador de teatro”.

Também foram debatidas ideias para organizar festivais e mostras de teatro nos níveis estudantil, amador e profissional, e criar uma associação ou núcleo que represente os grupos de teatro de Itu. “O mais importante dessa reunião foi estreitar esse canal de comunicação entre os grupos, para que juntos possamos nos fortalecer e ter mais ‘voz’ para poder cobrar ações mais efetivas do nosso governo municipal”, destaca o ator e diretor.

O Núcleo Teatral de Itu – NUTI foi uma iniciativa da Yara Produções Artísticas junto com o Barracão Cultural e Nósmesmos para fomentar o teatro ituano, melhorar a qualidade dos espetáculos e capacitar os atores que não têm condições financeiras e formação de público. “Nós queríamos ouvir os grupos e artistas da cidade, saber quais as dificuldades encontradas e como podemos ajudá-los a não parar com o teatro”, relatou Yara Nápoli ao JP. “Foi uma conversa muito produtiva, conhecemos várias pessoas e ouvimos o que todos tinham a falar. Eu acredito que essa união dos grupos irá fortalecer o teatro ituano e com certeza irá ser uma parceria de sucesso. Tem tudo para dar certo. Estamos pensando na possibilidade de criar um Festival de Teatro com todos os grupos do NUTI”, finalizou. Se algum artista quiser fazer parte do NUTI, basta entrar em contato com Yara Produções Artísticas pelo telefone (11) 2715-1222.

Mazurchi também comentou que “o governo deveria ser o grande incentivador da cultura”, pois ele é “responsável por financiar e fomentar, além de cuidar da manutenção dos bens materiais e imateriais culturais”. “Falando especificamente de teatro, está nas mãos do nosso prefeito a inclusão do município ao PNC [Plano Nacional de Cultura] através da criação do Fundo Municipal de Cultura, que irá proporcionar ao município maior financiamento aos projetos culturais. Mas para isso ocorrer, é preciso muita vontade política”, completou. “Estamos aguardando e temos fé”, finalizou o profissional.