Revitalizada, praça com “espaço pet” é elogiada por munícipes do São Luiz

Nas últimas semanas, a Praça Luiz Alberto Rodrigues, situada entre os bairros São Luiz e Jardim Rosinha, foi revitalizada pela Prefeitura, ganhando um “Espaço Pet” – que recentemente foi nomeado como “Dr. Márcio Quinteiro”, após projeto do vereador Thiago Gonçales (PL) ser aprovado na Câmara.

O local anteriormente era alvo de diversas reclamações dos moradores das imediações, noticiadas pelo Periscópio em algumas oportunidades. As reclamações dos munícipes eram que o local seria utilizado por usuários de drogas, além de propiciar o aparecimento de escorpiões, devido ao mato alto.

Com a revitalização, realizada recentemente pela Subprefeitura Leste, o local passou a contar com novos bancos, grades e pista de treinamento, além de reforço na iluminação, agradando aos moradores de ambos os bairros, que praticam caminhada com seus pets.

A passeadora de cães/pet sitter, Celina Amirat, gostou das intervenções. “A ideia do espaço pet é muito boa. Ficou um espaço bem aproveitado, onde podemos ‘soltar’ os cães para brincarem ou até mesmo pra praticarem um pouco de agility sem perigo de fugirem”.

Moradora do bairro São Luiz há quase 30 anos, Maria Virgínia de Oliveira também foi só elogios. “Com a revitalização da praça em frente ao Posto de Saúde (UBS), criando o espaço pet, com bancos, grades e pista de treinamento, ficou excelente. Lugar seguro onde podemos soltar o pet e deixar brincar e até treinar. Lugar agradável para passear, sentar, observar natureza junto com seu pet”.

Benefícios

 A reportagem também conversou com a veterinária Dra. Camila Arruda, que falou sobre os benefícios do espaço pet. “Acho muito interessante a iniciativa de criar um espaço destinado aos pets, uma vez que essa socialização com os animais em locais públicos sem que haja nenhum tipo de discriminação é de extrema importância. Isto só prova o quanto os animais estão conquistando o merecido espaço em nossa sociedade”.

A profissional acrescenta. “Fora que também esse tempo com a natureza é bastante recomendado para a saúde física e psicológica dos animais, para que assim possam gastar energia e praticar exercícios”.

Camila destaca que para o espaço ser bem aproveitado, no entanto, é preciso bom senso. “Para que esse tipo de passeio seja agradável o animal deve estar saudável, as vacinações e vermifugações devem estar em dia e também para que não haja nenhum tipo de incidente como brigas e fugas, o mesmo deve permanecer sob total vigilância e cuidado do tutor”, conclui.