Rio Tietê em Salto registra aumento de nível após chuvas dos últimos dias

Foto – Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil de Salto comunicou que ontem (05), após abertura das comportas da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE) às 24h, o Rio Tietê apresenta aproximadamente 550 m³ de vazão, podendo chegar a 650 m³, o dobro do volume registrado normalmente. 

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Tietê pode alterar nas próximas horas e o alerta se faz necessário. A Rua 24 de Outubro – acesso ao Campo da Avenida – e Ilha dos Amores, Ponte Pênsil, acesso ao Caminho das Esculturas e Parque Natural Ilha da Usina, no Complexo da Cachoeira, foram interditados por medida de segurança. 

Na manhã de ontem, a equipe da Defesa Civil fazia o monitoramento dos rios Tietê e Jundiaí. Não havia desabrigados. Os moradores foram orientados quanto às medidas de segurança e não houve necessidade de deslocamento. No entanto, a Defesa Civil reforça para que a população em geral evite locais próximos ao rio e respeite a sinalização de segurança e interdições. 

Por conta do grande volume de chuva dos últimos dias, até ontem cedo o Rio Tietê em Salto apresenta trecho com espumas, gerada devido à combinação dos reagentes químicos existentes na água advinda da Capital. Quando esse volume chega a Salto, é possível visualizar a espuma devido à queda d’água da cachoeira em trecho do rio.