Rodízio de abastecimento de água será suspenso durante o período de festas

Bacia do Braiaiá está com 40% de sua capacidade, segundo informações divulgadas pela CIS nesta semana (Foto: Reprodução)

O prefeito Guilherme Gazzola (PL) anunciou na quarta-feira (08) durante transmissão ao vivo no YouTube da Prefeitura de Itu, que a CIS normalizará o abastecimento de água nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2022. O rodízio no sistema 24h/48h será retomado em seguida caso as chuvas não representem volume 50% superior.   “O rodízio é essencial para que consigamos proporcionar estes dias de abastecimento no período de festas. Ainda não atingimos o objetivo de reservação de água em nossas bacias, pois enfrentamos o ano mais quente e seco da história de São Paulo. Em 2021, choveu 42% a menos do que a média de volume de precipitações dos últimos 10 anos e estamos muito preocupados com o futuro”, explicou o prefeito.

As represas de Itu operam com média de 54% de sua capacidade, sendo o Mombaça e Pirajibu – que são captações perenes, com 99% de capacidade – Taquaral/Pirapitingui com 75%, Itaim com 50%, São José com 40%, Braiaía com 40%, Gomes com 25%, São Miguel/Varejão com 60% e São Miguel com 50%. “A pergunta que é: Por que, mesmo com estes dados, continuamos em rodízio? Nós temos previsões para comprovar que essa situação não irá se resolver a curto ou médio prazo. Nós percebemos que essa estiagem vai se prolongar e não temos expectativas favoráveis para 2022″, afirmou o prefeito.   Outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – em condições meteorológicas favoráveis – são considerados os meses de recarga das bacias para garantir o abastecimento nos meses mais secos do ano. “Não podemos nos arriscar ao esgotamento dos mananciais, precisamos agir com responsabilidade. A decisão de seguir e manter um rodízio de abastecimento não é fácil, mas é necessária”.

 Em comparativo com a região, foram destacados os índices dos mananciais das cidades vizinhas. A represa de Itupararanga (que abastece Votorantim, Sorocaba, Alumínio, Ibiúna, Mairinque e Piedade), por exemplo, opera, atualmente, 16 centímetros abaixo do volume mínimo. A cota mínima do manancial é de 817,50 metros sobre o nível do mar (msnm). Hoje, está em 817,34. O nível atual caiu para 20,22% da capacidade do reservatório. Em 24 de novembro, estava em 20,60% (810,40 msnm). Se o nível de chuva continuar neste padrão (cerca de 30%) o reservatório seca até julho de 2022.

Durante a live, o prefeito também destacou a recente liberação de R$ 70 milhões pelo Governo do Estado para a construção da Barragem do Piraí, que deve proporcionar maior segurança hídrica para Itu, Indaiatuba, Salto e Cabreúva, as obras de construção ampliação da ETA Rancho Grande, a ampliação da capacidade do Sistema Mombaça, a construção de um novo reservatório no Potiguara, entre outras já concluídas pela CIS.

Situação das represas

As represas de Itu operam com média de 54% de sua capacidade. Confira os principais números :

• Bacia do Itaim: 50%

• Pirapitingui – Bacia do São Miguel: 50%

• Bacia do Braiaiá: 40%

• Bacia do Gomes: 25%

• Fubaleiro (Bacia do Taquaral / Pirapitingui): 75%