Rotary Club de Itu leva mimos para crianças e ao visitar creche e revive a História

Sede do CEAPI, que teve sede própria conquistada com apoio do Rotary Club de Itu (Foto: Arquivo/Rotary)

Durante doze meses de pandemia duramente por todos vivida, o Rotary International tem praticado intensamente em todo o planeta o seu lema maior: “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. E uma incontável quantidade de ações de todos os portes ocorrem a todo momento mundo afora.

Ações voltadas a assistir a seres humanos necessitados, entristecidos, pobres ou empobrecidos, doentes, depressivos, de alguma forma carentes. Por outro lado e com visão no médio e no longo prazos, investindo no futuro de quem possa tornar nosso mundo melhor através do conhecimento. Ações grandiosas ou não. O importante é que todas se voltam para reais necessidades da sociedade.

E o Rotary Club de Itu assim procedeu durante todo o período com ações de portes variados e diferentes objetivos. Sua última ação, executada em 3 de março não foi tão grande no tamanho, mas de muita satisfação. Doce para os beneficiados e tão prazerosa para os doadores. Ação conjunta com o Rotary Club de Indaiatuba, na pessoa do valoroso rotariano Carlos Waldir de Genaro que, no exercício presidência do clube, partiu ao encontro do Criador logo após proporcionar a parceria ao clube irmão. Foram doados dois mil doces para crianças de famílias de baixa renda atendidas por creches da cidade e para seus dedicados professores e cuidadores.     

Quantidades proporcionais às respectivas populações atendidas foram entregues pelo rotariano Henrique Cavacchini Silveira para as creches Madre Maria Theodora, CAVI, André Luiz, Guia da Luz, CEAPI e Mãezinha (esta somente para os professores e cuidadores, uma vez que critérios normativos impedem que recebam os alimentos para os pequenos). Dentre as creches atendidas, há as que já foram beneficiadas pelo clube enquanto, para outras, foi a primeira vez. E, assim, entre debutantes e veteranas, uma tem grande parte da sua história  ligada ao Rotary Club de Itu. Trata-se do CEAPI – Centro de Apoio à Criança. Fundado em 1987, iniciou atividades no Seminário do Carmo e depois ocupou dependências do Coral de Vozes de Itu.

Por iniciativa de cidadãos e empresários, vários deles sócios do Rotary Club de Itu, idealizaram a sua sede própria e, ao ser conseguido o terreno, o clube encampou o projeto de engenharia e a obra sob a firme atitude de seus membros. Clube e seus sócios então se empenharam e, através de doações próprias e outras angariadas, bem como com o resultado de realizações de eventos, construiu-se a sede.

Outros projetos foram realizados, destacando-se também a doação, em 1997, de um gabinete dentário adquirido com recurso de Subsídio Equivalente da Fundação Rotária de forma conveniada com o Rotary Club de Atlanta-EUA. Ao longo do tempo, outros projetos têm sido realizados, seja do Rotary Club de Itu, da Associação das Famílias de Rotarianos e dos outros clubes do Rotary na cidade.

Você cidadã(o), empresária(o) gostaria de colaborar para a execução de projetos de forma elaborada e acreditada e que atendam camadas carentes da nossa sociedade? Fale com o Rotary Club de Itu enviando um e-mail para rotaryclubdeitu@gmail.com.

3 comentários em “Rotary Club de Itu leva mimos para crianças e ao visitar creche e revive a História

  • 12/03/2021 em 11:18
    Permalink

    Excelente reportagem sobre o Rotary Club de Itu e a grande história deste Club de serviço

  • 12/03/2021 em 11:49
    Permalink

    Rotary Club de Itu sempre presente em auxílio a entidades necessitadas. Parabéns ao Periscópio por divulgar para a sociedade que precisa de fato conhecer e também colaborar sempre que puder.

  • 12/03/2021 em 14:01
    Permalink

    Parabens a todos envolvidos pelo excelente trabalho, afinal Rotary sempre faz lindos trabalhos e convido você a conhecer mais um pouco sobre Rotary, eu sempre vejo os belos projetos e fico muito feliz, e ao jornal periscópio parabéns pelo excelente trabalho e linda matéria

Os comentários estão desativados.