Roupa suja não se lava em casa

Com versatilidade e praticidade, as lavanderias são ótimas opções para quem quer conforto e qualidade

 

Beatriz Pires

Com a correria do dia a dia, muitas vezes acabamos não prezando pelo cuidado com as roupas na hora de lavá-las. O máximo que fazemos é separar as peças brancas das coloridas, mas fora isso vai tudo misturado para a máquina de lavar roupas, danificando o tecido já que cada um exige cuidados diferentes.

Existem instruções específicas na etiqueta de cada peça que às vezes, em casa, não nos atentamos. As informações são quanto ao tipo de lavagem, temperatura da água, uso ou não de alvejantes e uma série de outros símbolos que desconhecemos.

A lavagem incorreta pode romper as fibras do tecido, mudar sua cor e até encolhê-lo. Peças de linho, lã e seda correm o risco de encolher em uma lavagem comum, por isso vale deixar peças como ternos, gravatas e vestidos de festa para uma lavagem profissional.

 

Lavagem a seco

Outro tipo de lavagem muito eficaz é a chamada lavagem a seco. Como o nome sugere, ela é feita com solventes químicos e uma máquina especial de limpeza a seco que evitam o inchaço provocado pela água que, ao longo do tempo, costuma danificar a roupa, pois deforma a fibra do tecido. Ela é uma ótima aliada para quem deseja lavar peças pesadas como casacos, jaquetas e até mesmo tapetes e sofás.

Apesar de não ser uma lavagem 100% “seca”, é possível garantir uma grande economia de água. Isso porque a lavagem a seco economiza até 18 litros de água por quilo de roupa, se comparada ao uso em uma lavadora doméstica.

 

Praticidade e conforto

A comodidade em deixar as roupas para lavar e passar vem conquistando cada vez mais adeptos, já que facilita e muito quem tem uma vida corrida.

Com isso, além dos trabalhos tradicionais, esses estabelecimentos estão ampliando a gama de especialidades. Para melhor atender os clientes, são oferecidos outros tipos de serviços, como limpeza a seco, lavagem de tapete, tênis, travesseiros, edredons e bichos de pelúcia até mesmo em domicílio.

 

5 motivos para lavar as roupas em uma lavanderia

Além de todos os benefícios já citados, fazer a lavagem na lavanderia tem a vantagem de ser mais rápido, econômico e sustentável. Confira:

  1. Suas roupas irão durar mais
    A lavagem em máquinas convencionais danifica mais o tecido, já nas lavanderias cada tecido é lavado de maneira diferente – como indicado nas instruções de uso da etiqueta. Por isso, as roupas irão durar bem mais se sempre forem lavadas na lavanderia.
  2. Elas ficarão realmente limpas
    A higienização incorreta e o acúmulo de sujeiras invisíveis a olho nu podem causar a proliferação de fungos e bactérias provocando alergias e danificando peças. Com a lavagem na lavanderia isso não acontece, pois as roupas são totalmente higienizadas pelo fato de serem lavadas de acordo com a composição dos tecidos, ou seja, para cada tecido, um solvente e um método diferente.
  3. É mais rápido
    Quando você lava suas roupas em casa, perde tempo separando por cor e depois estendendo e passando. Quando você coloca suas roupas para lavar na lavanderia pode utilizar esse tempo para descansar ou realizar outras atividades.
  4. Você economiza dinheiro
    Muitas pessoas pensam que lavar suas roupas em casa é mais barato, mas não é bem assim. Em casa, é necessário gastar com todos os produtos utilizados na lavagem, além de água e energia. As máquinas industriais das lavanderias comerciais gastam bem menos água e energia que as domésticas, o que reduz os custos e barateia o preço para o consumidor. Isso possibilita que os produtos de limpeza utilizados sejam de alta qualidade e o preço da lavagem seja bem acessível.
  5. É mais confortável, prático e sustentável
    Você tem o conforto e praticidade de entregar suas roupas sujas e recebê-las limpas, cheirosas e passadas, com todas as vantagens citadas acima. Quando você lava suas roupas em casa gasta muito mais água do quê seria necessário, além do fato de que os insumos e solventes resultantes da lavagem são despejados de forma incorreta no esgoto comum, o que prejudica a natureza. Na lavanderia, a água é utilizada de forma consciente e os resíduos recebem um destino adequado, sem prejudicar o meio ambiente. Na lavanderia, a água é utilizada de forma consciente e os resíduos recebem um destino adequado sem prejudicar o meio ambiente.