Saúde, inovação e beleza

Quem não deseja ter unhas saudáveis e bonitas? Além de manter a saúde em dia, é possível deixá-las lindas e estilosas 

As unhas se transformaram em acessório de beleza. Há uma gama variada e extensa de cores, texturas e estampas que dão às mãos um visual mais belo e moderno. A criatividade pode rolar solta na hora de colorir as unhas, mas os cuidados com a saúde das mesmas devem ser levados em conta.

Os dermatologistas explicam que não se deve remover as cutículas porque elas funcionam como uma barreira protetora à entrada de bactérias no organismo, mas se a intenção é mesmo se livrar delas, é essencial que cada um tenha o seu próprio material, tais como alicates, tesouras e lixas para evitar a contaminação. Salões de beleza idôneos mantêm equipamentos de esterilização e isso é importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

A proprietária da Dream Nails Geovanna Pires Ribeiro da Silva dá dicas para não precisar tirar as cutículas com tanta frequência. “Hoje tem diversos óleos para a cutícula, então quanto mais você hidratar, menos você cria a cutícula, menos você vai tirar. Se fizer isso diariamente, chega uma hora que reduz e você não tira mais a cutícula e quanto menos você tirar, melhor para a saúde”, afirma.

As unhas precisam “respirar”. Nada impede que se “faça” a mão e pé com frequência, toda semana, por exemplo, mas as unhas precisam de pelo menos dois dias sem esmalte para que possam respirar e ficarem mais límpidas. A verdade é que elas precisam de um tempo sem esmalte para se livrarem das toxicidades existentes nesses produtos, e esse é o tempo ideal para caprichar na hidratação e garantir que elas continuarão a crescerem saudáveis.

Os cremes com uréia são os mais indicados. Porém, é preciso cuidado na hora de hidratá-las. As unhas devem ser massageadas uma a uma, com bastante atenção às áreas da cutícula. Esse procedimento pode ser feito tanto nas mãos como nos pés. Vale lembrar o óleo de cravo-da-índia tem ação fungicida e antisséptica e pode ser encontrado em lojas de cosméticos. A maneira mais prática de usá-lo é aplicar nas unhas com um pincel e depois massagear até absorção total.

 

Inovação e tendências

O mercado de unhas está crescendo cada vez mais, e com esse crescimento as novidades só aumentam. Geovanna conta que a tendência do momento são as unhas espelhadas. “O que está em alta são as unhas espelhadas. Tanto no prateado, dourado e furta-cor. Elas parecem um metal na unha mesmo”, relata.

Outra novidade é o caviar em Swaroviski, composto por pedrinhas brilhantes de diferentes tamanhos. “No Natal e Réveillon todo mundo quer brilho e essa técnica pode até substituir uma joia. Antes era só a filha única, agora a gente faz as gêmeas, não tem mais esse negócio de passar um esmalte na mão inteira. A tendência é trocar”.

A proposta da Dream Nails é fazer com que a cliente saia do básico. Para isso, é oferecida uma demonstração de esmalte diferenciada. “A tendência de usar brilho, usar glitter fora do país é muito grande. Aqui que as mulheres ficam no básico. Mas não é que ficam porque gostam, ficam porque ninguém oferece. As manicures só mandam escolher a cor do esmalte, não oferecem nada. Aqui a gente não deixa sair com a mesma coisa, perguntamos se gosta de brilho, damos uma ideias e ajudamos a usar mais a unha”, afirma.

 

Alongamento das unhas

Para quem deseja ter unhas compridas ou em formatos diferentes, mas não consegue, o alongamento de unhas é ideal. Existem vários tipos e materiais com que os alongamentos podem ser feitos. Porcelana, gel e fibra de vidro são as opções que ajudam a deixar as unhas mais bonitas e resistentes.

“Nós temos duas frentes para o alongamento. Independente do tipo de alongamento que você for fazer, ele tem que sair o mais natural. Para isso trabalhamos com a curvatura da unha e também a espessura da unha, é isso que dá o aspecto natural”. Geovanna destaca que a diferença dos materiais é a resistência. “A fibra de vidro é a mais resistente, depois a porcelana e por último a de gel”.

Apesar da especialidade em alongamento, a Dream Nails também oferece serviços de manicure e pedicure convencional. “Aqui é o embelezar da unha”, finaliza Geovanna.

 

Curiosidades sobre os esmaltes

Os esmaltes nem sempre foram como conhecemos atualmente. Durante a dinastia Ming, o esmalte foi feito a partir da combinação de cera de abelha, clara de ovo, gelatina, corantes vegetais e goma arábica e, em seguida, aplicado às unhas das mulheres de classe superior.

Outro fato interessante é de que a realeza francesa, no século XVIII, possuía empregados para fazer suas unhas, independentemente do sexo. Isso porque as mãos ásperas e com unhas tortas aparentavam sinal de uma classe inferior.