Secretaria da Cultura dá início ao restauro do Cruzeiro Franciscano

Durante a pesquisa arqueológica podem ser encontrados resquícios de artefatos (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu)

Na última segunda-feira (11), teve início na cidade de Itu, o restauro do Cruzeiro Franciscano, localizado na Praça Dom Pedro I, no Centro Histórico da cidade. Único elemento que restou do conjunto arquitetônico franciscano do final do século XVIII, o Cruzeiro foi construído por Joaquim Pinto de Oliveira;

Mestre Tebas como era conhecido, foi autor também de diversas obras relevantes da capital paulista como os ornamentos de pedra da fachada das principais igrejas paulistanas da época, como a da Ordem Terceira do Carmo (1775-1776), a do Mosteiro de São Bento (1766 e 1798), a da velha Catedral da Sé (1778), a da Ordem Terceira do Seráfico São Francisco (1783).

A realização do restauro será feita por meio de verba conquistada junto ao FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) e será realizada por equipes especializas nas diversas fases de sua recuperação.

“Esta foi a primeira vez que o FID destinou recursos para uma obra de restauro. Nos sentimos muito orgulhosos dessa conquista alcançada por meio do trabalho árduo de toda nossa equipe que não mediu esforços para atender todos os requisitos e demonstrar a importância histórica do Cruzeiro, não somente para Itu, mas para a história do país”, comentou Maitê Velho, secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico.

Por meio de estudos realizados desde 2018, detectou-se que o Cruzeiro foi erguido em arenito e varvito, fazendo dele um objeto único no mundo devido ao material empregado em sua construção. Destaque especial para o varvito, rocha sedimentar, muito utilizada na fundação de casas e calçadas ituanas devido sua abundância, proximidade e facilidade de extração.

Neste primeiro momento do restauro já estão sendo realizadas pesquisas arqueológicas em seu entorno já que, por meio de escaneamento por radar realizado anteriormente, foram encontrados sinais de objetos logo abaixo do solo, podendo ser partes remanescentes do Cruzeiro, vestígios de tribos indígenas ou ainda remanescentes da Itu antiga. A secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico Maitê Velho, o diretor de Patrimônio Emerson Castilho e o proprietário da empresa Zanettini Arqueologia Paulo Zanettini estiveram acompanhando o início da obra.

Durante o processo, os acadêmicos e especialistas que estarão trabalhando no restauro, realizarão estudos e rodas de bate papo para turistas e moradores da cidade explicando tudo o que está sendo realizado no local e trazendo a população para perto do patrimônio e o sentimento de pertencimento ao espaço.

Mestre Tebas

De talento ímpar, Tebas era escravizado e conquistou sua alforria por volta de 1775, desde então teve em mãos a decisão de quais trabalhos queria executar e mostrar todo seu talento e, o mais importante, sendo remunerado como Oficial de Cantaria de Pedra e Pedreiro.

Por muito tempo havia registro da passagem de Tebas apenas pela capital paulista, mas estudiosos acreditavam que, devido ao seu talento e magnitude de suas obras, Tebas teria estado em outras localidades. Foi então que, o historiador do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) Carlos Gutierrez Cerqueira, durante estudo dos Livros de Receita e Despesa do Convento Franciscano de São Luiz, da Vila de Nossa Senhora da Candelária de Itu, encontrou o registro da contratação de Tebas para a construção do Cruzeiro, comprovando sua passagem pela cidade.

2 comentários em “Secretaria da Cultura dá início ao restauro do Cruzeiro Franciscano

  • 14/01/2021 em 20:47
    Permalink

    Parabéns, Paulo !

  • 18/01/2021 em 19:11
    Permalink

    Tem um cara sem cabeça no banco ali atrás… Huahuahuahuahua

Os comentários estão desativados.