Secretaria de Meio Ambiente realiza retirada e oficina sobre ervas de passarinho

Ervas de passarinho prejudicam as árvores, sugando sua seiva enfraquecendo e podendo causar até mesmo sua morte (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou a retirada das ervas de passarinhos existentes nas árvores localizadas na Cidade da Criança. Aproveitando a oportunidade, a secretaria também ofereceu uma oficina sobre o assunto, orientando e esclarecendo dúvidas dos funcionários que realizam a conservação do local.

A ação se faz necessária, pois essa planta é uma parasita que suga a seiva das árvores onde estão fixadas, enfraquecendo e podendo causar até mesmo a morte da árvore. Essa planta leva esse nome por serem os passarinhos o seu principal propagador, pois comem seus frutos e espalham suas sementes por meio das fezes. A espécie em que mais ocorre é o ipê amarelo.

A Secretaria também vem realizando a catalogação das árvores da cidade e, com esta ação, aproveitando para mapear os exemplares que possuem ervas de passarinhos para que sejam retiradas, não prejudiquem o desenvolvimento das árvores e evite que as mesmas adquiram doenças por enfraquecimento.